Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aplicativo detecta anemia com fotografia das unhas de paciente

Ideia do app surgiu por causa de problemas de saúde de um dos pesquisadores envolvidos

Aplicativo detecta anemia com fotografia das unhas de paciente
Notícias ao Minuto Brasil

06:18 - 09/12/18 por Folhapress

Tech Saúde

Cientistas desenvolveram um aplicativo para smartphones que consegue, apenas com uma fotografia das unhas, detectar os níveis de hemoglobina no sangue de uma pessoa. Com isso, é possível diagnosticar anemias sem a necessidade de exames de sangue.

A ideia do aplicativo surgiu por causa de problemas de saúde de um dos pesquisadores envolvidos. Rob Mannino sofre com beta-talassemia, doença que pode levar a quadros anêmicos.

+ WhatsApp tem novidade para chamada em grupo; veja como funciona

"O tratamento para a minha doença requer transfusões mensais de sangue", diz Mannino. "Os médicos fariam mais testes dos meus níveis de hemoglobina se pudessem, mas é complicado ir ao hospital, entre as transfusões, para um exame de sangue. Ao invés disso, meus médicos estimam quando eu vou precisar da transfusão."

"Com as fotos tiradas antes e depois das transfusões, conforme os níveis de hemoglobina estavam mudando, ele conseguiu refinar constantemente a tecnologia", diz Wilbur Lam, da Universidade Emory, nos EUA. "Ele foi seu próprio e perfeito objeto inicial de estudos."

Com precisão semelhante à de métodos tradicionais, o aplicativo -que deve ser liberado comercialmente em 2019- não deverá ser usado para diagnóstico inicial, dizem os pesquisadores, mas apenas para acompanhamento dos pacientes. O estudo foi publicado na revista Nature Communications. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório