• 28 MARçO 2024

Sonda da Nasa descobre água no asteroide Bennu

Sonda da Nasa descobre água no asteroide Bennu

07:27 - 11/12/18 por Lusa

Tech OSIRIS-REx

A sonda OSIRIS-REx, que orbita o asteroide Bennu, descobriu água no corpo celeste primitivo composto pelas mesmas moléculas que deram origem à vida na Terra, informou a Nasa.

"A informação recentemente analisada proveniente da missão OSIRIS-REx revelou a presença de água na argila que forma o seu objetivo científico, o asteroide Bennu", refere a Nasa em comunicado.

Esta informação foi obtida através de dois espectrômetros com os quais a sonda está equipada.

"Uma vez que Bennu é muito pequeno para ter água, esta descoberta indica que, em algum momento, ocorreu a presença deste líquido em algum corpo paralelo, seguramente um asteroide muito maior", afirma a agência espacial norte-americana.

No dia 3 de dezembro a Nasa anunciou que a OSIRIS-Rex tinha completado a primeira fase da sua missão, que era alcançar a órbita do asteroide e, a partir de agora, vai acompanhar Bennu como seu satélite.

"Quando as amostras desta missão chegarem à Terra em 2023, os cientistas recebem um tesouro oculto de novas informações sobre a história e evolução do nosso sistema solar", afirmou Amy Simon, responsável pela execução da missão e cientista da Nasa.

Esta é a primeira missão da Agência Espacial que visa estudar e recolher uma amostra de um asteroide, neste caso um dos mais próximos da Terra e o menor corpo celeste alguma vez orbitado de tão perto por uma sonda.

Descoberto em 1999, Bennu é conhecido por ser rico em carbono, um composto básico da vida. Durante um ano, a OSIRIS-REx vai estudar o corpo rochoso, sem aterrissar nele, com o propósito de selecionar um local seguro e cientificamente interessante para recolher em 2020, com o auxílio de um braço robótico, um fragmento de rocha que será enviado para análise na Terra, onde a sonda deverá regressar em 2023. Com informações da Lusa.