Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sonda da Nasa atinge ponto mais distante do sistema solar em 2019

A sonda New Horizons vai visitar o objeto mais distante alguma vez visitado do nosso Sistema Solar

Sonda da Nasa atinge ponto mais distante do sistema solar em 2019
Notícias ao Minuto Brasil

11:47 - 28/12/18 por Notícias Ao Minuto

Tech New Horizons

Na virada de 2018 para 2019 a sonda News Horizons, da Nasa (Agência Espacial Norte Americana), vai passar pelo corpo celeste mais distante alguma vez já visitado no nosso Sistema Solar. A sonda passará pelo Ultima Thule, um rochedo situado a uma distância de 1,6 bilhões de quilômetros de Plutão.

O que está entusiasmando os cientistas é o fato de objetos como o Ultima Thule serem uma espécie de pequenas ‘cápsulas do tempo’, pois não foram afetados pela formação do Sistema Solar há 4,5 bilhões de anos. Assim, estes objetos mantiveram-se gelados em sua superfície e, como são tão pequenos, acredita-se que o seu interior se manteve inalterado.

“Nunca estivemos perto de nada que se tenha mantido num estado tão profundamente gelado durante tanto tempo. Qualquer coisa tão perfeitamente preservado desde os primeiros tempos do Sistema Solar”, apontou um dos cientistas principais da missão New Horizons.

A sonda terá então uma breve aproximação de apenas alguns segundos ao Ultima Thule para aprender tanto quando conseguir sobre este objeto e, quem sabe, recolher novos dados sobre o Espaço pré-Sistema Solar.

Leia mais: Sonda Juno envia novas imagens sensacionais de Júpiter

Campo obrigatório