Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Inédito: astrônomos flagram buraco negro 'devorando' estrela

Especialistas explicam que a observação do fenômeno revela como os buracos negros evoluem durante uma explosão

Inédito: astrônomos flagram buraco negro 'devorando' estrela
Notícias ao Minuto Brasil

19:16 - 09/01/19 por Notícias Ao Minuto

Tech Tecnologia

Um telescópio da Estação Espacial Internacional captou vestígios de um buraco negro "devorando" uma estrela. As imagens foram feitas em março do ano passado, analisadas por astrônomos e divulgadas nesta quarta-feira (9).

O buraco negro MAXI J1820+070 fica a 10 mil anos-luz da Terra, o que é considerado "perto" pelos cientistas. As suspeitas começaram após detectado um imenso jato de luz de raios-x.

Como publicado pela 'BBC Brasil', após análise das imagens, os astrônomos verificaram que se tratava de um buraco negro em meio a uma explosão, quando ele emite rajadas de energia, ao mesmo tempo que absorve gás e poeira de uma estrela próxima.

A análise do fenômeno resultou em novas evidências sobre como os buracos negros evoluem durante uma explosão. A descoberta foi anunciada em encontro da Sociedade Americana de Astronomia, que aconteceu nessa quarta-feira (9), em Washington.

+ Cientistas descobriram um novo planeta que pode conter vida

As imagens coletadas mostram o buraco negro consumindo material estelar e, enquanto isso ocorre, sua coroa encolhe significativamente. No caso observado, ele caiu de uma extensão de cerca de 100 quilômetros a apenas 10 quilômetros em pouco mais de um mês.

O fenômeno nunca tinha sido identificado pela ciência. "É a primeira vez que observamos esse tipo de evidência, de que a coroa está diminuindo durante essa fase da explosão", conta o astrônomo Jack Steiner, do Instituto Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial do MIT, ao site. Ele completa dizendo que a coroa ainda é "bastante misteriosa", "mas agora temos evidências de que a evolução do sistema é baseada na estrutura da própria coroa".

Campo obrigatório