Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas fazem novas descobertas sobre misteriosos anéis de Saturno

Estudo foi realizado com base nas observações da sonda Cassini

Cientistas fazem novas descobertas sobre misteriosos anéis de Saturno
Notícias ao Minuto Brasil

14:29 - 18/01/19 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Novas medições do campo gravitacional de Saturno voltam a sugerir que os anéis  não se formaram ao mesmo tempo que o planeta, como é cogitado. Na verdade, segundo estudo publicado nesta sexta-feira (18), os anéis são mais jovens do que o planeta.

Como explica um comunicado da American Association for the Advancement of Science, associação que edita a revista científica 'Science', onde os resultados do trabalho foram publicados, as novas medições do campo gravitacional de Saturno foram obtidas com base nas observações da sonda Cassini, em 2017. Estes dados permitiram aos investigadores determinar a massa e a idade dos anéis.

+ Terraplanistas farão cruzeiro até 'borda' da Terra

Segundo os autores do estudo, Saturno se formou há 4,5 mil milhões de anos, enquanto os seus anéis têm entre 10 e 100 milhões de anos. No entanto, os dados não esclarecem como os anéis se formaram tão 'recentemente'.

Há um mês, um outro estudo divulgado pela agência espacial norte-americana Nasa estimou, com base em dados da mesma sonda, que os anéis de Saturno podem desaparecer no prazo de 100 milhões de anos.

De acordo com os cientistas, a gravidade de Saturno está a 'empurrar' os anéis - constituídos essencialmente por gelo - para a camada superior da atmosfera do planeta.

A investigação apoiava o cenário de que os anéis não teriam mais do que 100 milhões de anos. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório