Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Astrônomos descobrem galáxia anã quase tão velha quanto o universo

Batizada com o nome de Bedin 1, ela está a 30 milhões de anos-luz da Via Láctea

Astrônomos descobrem galáxia anã quase tão velha quanto o universo
Notícias ao Minuto Brasil

13:34 - 01/02/19 por Lusa

Tech Espaço

Astrônomos descobriram, com a ajuda do telescópio espacial Hubble, uma galáxia anã e isolada quase tão velha como o universo, com cerca de 13 bilhões de anos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (31), pela Agência Espacial Europeia.

Batizada com o nome de Bedin 1, ela está a 30 milhões de anos-luz da Via Láctea e pertence ao grupo de galáxias anãs esféricas, que se caracterizam pelo seu pequeno tamanho, pouca luminosidade, falta de poeira e por populações de estrelas velhas.

Apesar de as galáxias anãs serem comuns, já tendo sido identificadas 22 delas em redor da Via Láctea, a Bedin 1 tem a singularidade de estar muito isolada: a dois milhões de anos-luz da galáxia mais próxima, e possivelmente sua 'hospedeira', a 'NGC 6744'.

+ Sonda chinesa adormecida no lado oculto da Lua acorda após 2 semanas

+ Entenda as vantagens da fusão entre o WhatsApp, Messenger e Instagram

Provavelmente, a 'Bedin 1' será "a galáxia anã mais isolada que foi descoberta até a data", diz um comunicado da Agência Espacial Europeia, que opera o telescópio Hubble em parceria com a Nasa.

A partir das propriedades das estrelas da Bedin 1, uma equipe internacional de astrônomos estimou que a galáxia tem perto de 13 bilhões de anos (o Universo tem uma idade estimada em 13,8 bilhões de anos).

Por estar isolada, o que a impede de interagir com outras galáxias, e por ser tão velha, a Bedin 1 é considerada um "fóssil vivo" do universo primitivo.

Os resultados da descoberta foram publicados na revista sobre astronomia e astrofísica Monthly Notices of Royal Astronomical Society.

Campo obrigatório