Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Terra é fotografada por satélite chinês que está no lado oculto da Lua

Espera-se que novas imagens sejam enviadas pelo Longjiang-2 na próxima semana

Terra é fotografada por satélite chinês que está no lado oculto da Lua
Notícias ao Minuto Brasil

08:29 - 07/02/19 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

O Longjiang-2, que está no lado oculto da Lua, voltou a capturar imagens do satélite da Terra. Desta vez, o nosso planeta aparece pequenininho, ao fundo, tornando a imagem divulgada no domingo (3) ainda mais especial.

A sonda de comunicações Queqiao e o Longjiang-2 estão na óbita lunar desde junho do ano passado. Eles foram lançados pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) e integram uma missão de sucesso para uma parte até então não conhecida da Lua.

+ Vazamento de privada na estação espacial faz água flutuar no espaço

A sonda lunar Chang’e-4, lançada em dezembro passado, pousou no lado mais distante da Lua e, desde então, tem enviado imagens panorâmicas à Terra. Contudo, como explica o 'Gizmodo', nada disso seria possível sem o Longjiang-2 e o Queqiao, que atuam como satélites de retransmissão, permitindo que os controladores da missão permaneçam em contato com a Chang’e-4 enquanto ela trabalha no lado oculto da Lua.

O Longjiang-2 é um microssatélite que mede 50,8 centímetros de diâmetro e está equipado com uma câmera óptica. Ele fez as suas primeiras imagens em junho de 2018, mas teve a atividade interrompida temporariamente em janeiro deste ano, quando a CNSA monitorava o pouso da Chang’e-4, pois entrou em um período de silêncio para minimizar interferências.

Espera-se que mais fotos da Lua sejam enviadas na próxima semana.

Campo obrigatório