Meteorologia

  • 18 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Instagram anuncia que vai proibir imagens de automutilação

A plataforma de partilha de fotos também pondera tomar outras medidas

Instagram anuncia que vai proibir imagens de automutilação
Notícias ao Minuto Brasil

20:53 - 08/02/19 por Lusa

Tech Rede Social

A rede social Instagram decidiu proibir imagens de lesões autoinfligidas para ajudar a combater a automutilação e o suicídio: o anúncio foi feito nesta quinta-feira (07).

"Notamos que, em relação às questões de automutilação e suicídio, não estamos atualizados e devemos fazer mais para garantir a segurança dos usuários", explicaram os responsáveis do Instagram em um texto publicado no blog oficial da rede social.

A plataforma de partilha de fotografias, que anteriormente proibia qualquer publicação que encorajasse ou promovesse o suicídio ou automutilação, passa agora também a remover "imagens violentas e explícitas de cortes autoinfligidos".

As fotos não vão aparecer nos resultados da pesquisa e não serão recomendadas pelos algoritmos do Instagram, que revelou estar trabalhando com especialistas em saúde mental.

+ Nova regra do Spotify pode levar à suspensão de contas; entenda

O tipo de conteúdo menos explícito não será "completamente removido porque não queremos estigmatizar ou isolar pessoas que possam estar em perigo e que tenham publicações relacionadas com atos de automutilação para pedir ajuda", pode ler-se na publicação.

O Instagram, o Twitter ou o Google estão constantemente tentando limitar nas suas plataformas o conteúdo considerado polêmico, enquanto buscam ao mesmo tempo evitar acusações de censura.

A plataforma de partilha de fotos também pondera tomar outras medidas, como desfocar certas imagens para que elas não sejam imediatamente visíveis. Com informações da Lusa. 

Leia também: Apple corrige erro do FaceTime que permitia 'espionar' usuários

Campo obrigatório