Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Golpe do 'falso hacker' rouba contas do Instagram

Cibercriminosos assumem o controle da conta para extorqui-lo

Golpe do 'falso hacker' rouba contas do Instagram
Notícias ao Minuto Brasil

06:50 - 10/02/19 por Notícias Ao Minuto

Tech Alerta

A Kaspersky Lab alerta sobre uma campanha fraudulenta na América Latina que está disfarçada como uma mensagem do Instagram que faz alusão ao fato de que a conta do usuário tenha sido hackeada. Utilizando a técnica de phishing em e-mails, os cibercriminosos enviam a mensagem em nome do departamento de segurança da rede social e relatam uma suposta modificação do número de telefone associado à conta e convidam a vítima a reverter a alteração acessando um link.

Com esses dados, eles assumem o controle da conta para extorqui-lo, exigindo uma quantia para recuperá-la ou para espalhar conteúdo malicioso, phishing e spam.

Ao clicar, a vítima chega a uma página que está otimizada para dispositivos móveis e é solicitado a inserção das credenciais no Instagram. Ao fazê-lo, o usuário estará transferindo suas informações para os cibercriminosos que estão por trás desta campanha.

Isso é especialmente preocupante porque o Instagram não é apenas uma das redes sociais mais populares do mundo, mas também a fonte de renda para muitos empreendedores, influenciadores, modelos e celebridades. De fato, um estudo da empresa revelou que, durante o primeiro semestre de 2018, os produtos da Kaspersky Lab registraram 68.000 tentativas de acesso a sites de phishing usando a marca Instagram.

Ao analisar os detalhes do e-mail associado à essa campanha, pode-se notar que ele vem de um endereço do Gmail – helpininstagramsecureservice@gmail.com – que não tem nada a ver com a rede social. Além disso, o link incluído no e-mail para "reverter" as alterações leva o usuário a http://www[.]instagramsecurityhelp[.]somee[.]com/, um domínio que também não está associado ao Instagram.

"A popularidade das redes sociais e as más práticas online dos usuários permitem que esse tipo de ataque básico gere bons resultados para os cibercriminosos", diz Dmitry Bestuzhev, diretor do grupo de pesquisa e análise da Kaspersky Lab para América Latina. “Neste caso, o invasor investiu apenas um dólar para hospedar servidores virtuais que permitem abrir contas a preços baixos e, assim, lançar esse tipo de campanha de maneira eficiente e anônima."

Todos os links maliciosos relacionados a esta campanha são bloqueados pelos produtos da Kaspersky Lab, incluindo o Kaspersky Internet Security para Android.

Para evitar tornar-se uma vítima, a Kaspersky Lab oferece as seguintes dicas:

• Não clique em links suspeitos. Caso o usuário tenha dúvidas sobre o link incluído em um e-mail, acesse o site oficial da empresa e procure informações relevantes;

• Sempre verifique o URL na barra de endereços da página web. Se, em vez disso, o Instagram.com aparecer como o 1stogram.com, deixe-o lá e evite inserir informações pessoais nesse tipo de página;

• Faça o download do aplicativo em lojas oficiais, como o Google Play para Android ou App Store para iOS;

• Não use seus dados de login para autenticação em serviços e aplicativos de terceiros;

• Use uma solução de segurança que proteja seus dispositivos, como o Kaspersky Internet Security para Android, que protege contra malware, phishing e outras ameaças que possam deixar informações e dispositivos em perigo.

Leia também: Brasil é um dos países mais caros do mundo para comprar produtos Apple

Campo obrigatório