Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Israel envia primeiro engenho para explorar a Lua esta semana

Junto com a 'Bereshit' seguirá uma cápsula que contém discos com gravações de desenhos de crianças, canções, símbolos israelenses e textos bíblicos

Israel envia primeiro engenho para explorar a Lua esta semana
Notícias ao Minuto Brasil

17:32 - 18/02/19 por Lusa

Tech Espaço

Israel vai enviar na madrugada de sexta-feira (22) o seu primeiro aparelho para explorar a superfície da Lua, que foi financiado por fundos privados, anunciaram nesta segunda-feira (18) os responsáveis pela operação.

O lançamento da sonda, previsto para as 22h45 de quinta-feira (21) pelo horário de Brasília, será feito do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, em um foguete Falcon 9, da empresa aeroespacial norte-americana SpaceX. Inicialmente, esteve agendado para dezembro.

A alunagem do engenho, que tem quase o tamanho de uma máquina de lavar, está prevista para 11 de abril, indicaram em comunicado, citado pela agênciaAFP, a organização israelense SpaceIL, principal promotora da operação, e a parceira Israel Aerospace Industries, uma das maiores empresas de Israel na área da defesa.

+ Maior 'Superlua' de 2019 iluminará céu nesta terça

A sonda 'Bereshit' (que significa gênese em hebreu) está equipada com instrumentos para medir o campo magnético lunar e recolher dados que permitam compreender melhor a formação da Lua e que serão compartilhados com a agência espacial norte-americana Nasa.

O projeto israelense custou cerca de 371 milhões de reais, verba financiada sobretudo por fundos privados, incluindo do multimilionário Morris Kahn, e foi iniciado por conta de uma competição internacional patrocinada pela multinacional Google, que desafiava cientistas e empreendedores a colocarem um veículo robotizado em solo lunar com orçamentos mais baixos.

A missão de Israel acontece depois de, em janeiro, a China ter alunado uma sonda que vai estudar, pela primeira vez, o lado oculto da Lua.

Junto com a 'Bereshit' seguirá uma cápsula que contém discos com gravações de desenhos de crianças, canções, símbolos israelenses e textos bíblicos. Com informações da Lusa. 

Leia também: Nasa lança em 2023 telescópio para explorar origens do Universo

Campo obrigatório