Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bill Gates elegeu os avanços tecnológicos que vão melhorar o mundo

São dez invenções que vão dar que falar em 2019 e mudar o mundo para melhor, segundo o magnata

Bill Gates elegeu os avanços tecnológicos que vão melhorar o mundo
Notícias ao Minuto Brasil

16:27 - 28/02/19 por Lusa

Tech Inovação

O 'pai' da Microsoft, Bill Gates, elegeu as vacinas personalizadas contra o câncer, os hambúrgueres vegetais com sabor de carne e os relógios com eletrocardiogramas como alguns dos dez avanços tecnológicos que vão melhorar o mundo.

A lista foi divulgada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. O MIT seleciona e publica anualmente o 'top 10' das inovações tecnológicas e, para a edição de 2019, convidou o cofundador da empresa multinacional de 'software' informático para fazer as escolhas.

O multimilionário e filantropo norte-americano elegeu também a destreza robótica, a energia produzida por fusão e fissão nuclear, os testes sanguíneos de diagnóstico de bebês prematuros, as cápsulas ingeríveis que captam imagens do intestino, as máquinas que 'capturam' dióxido de carbono, as vaso sanitário que tratam 'in situ' os dejetos e os programas de inteligência artificial de conversas.

+ China pondera construir central de energia solar no espaço

São dez invenções que vão dar que falar em 2019 e mudar o mundo para melhor, segundo o magnata. O assunto é capa da edição de março/abril da revista do MIT, que descreve as inovações na sua edição digital.

O robô "Dactyl", criado nos Estados Unidos, 'aprendeu' a virar entre os dedos um brinquedo em forma de cubo, uma destreza que pode ser aperfeiçoada para a execução de tarefas em casa ou em uma fábrica.

Ao contrário da quimioterapia, que ataca as células saudáveis, as vacinas personalizadas contra o câncer, que estão sendo testadas em doentes, podem levar as defesas naturais do corpo a destruírem apenas os tumores ao identificá-los pelos seus erros genéticos únicos.

Uma simples análise do sangue permitirá aos médicos identificarem as mulheres propensas a dar à luz antes do tempo e tomar medidas para evitar o nascimento de um bebê prematuro e dar mais hipóteses de sobrevivência, ao detectar variações na expressão de sete genes que estão associadas aos nascimentos prematuros. Uma empresa, a Akna Dx, foi criada nos Estados Unidos para comercializar o teste.

+ Brasil é o 3º maior alvo de ataques a objetos conectados, diz Symantec

Também nos Estados Unidos já se confeccionam hambúrgueres com proteínas de ervilha, soja, trigo, batata e óleo de plantas para "imitar" a textura, o valor nutritivo e o sabor da carne. Na Holanda, trabalha-se na produção de carne em laboratório, um método que implica a extração de tecido muscular de animais para fazê-lo crescer em biorreatores.

No Paquistão, onde prevalecem determinadas doenças inflamatórias intestinais, foi testado em jovens o uso de uma cápsula para captar imagens do intestino.

A cápsula, que tem um minúsculo microscópio, pode ser engolida facilmente, mesmo por crianças, devido ao seu reduzido tamanho e permite examinar e detectar lesões no intestino e em outros órgãos do aparelho digestivo sem o desconforto de uma endoscopia ou colonoscopia sem anestesia, de acordo com o patologista e bioengenheiro Guillermo Tearney, do hospital norte-americano de Massachusetts.

O uso de dióxido de carbono, que contribui para o aquecimento do planeta, na produção de combustíveis ou refrigerantes é apontado como uma das mais-valias de máquinas capazes de 'capturar' este gás poluente da atmosfera, além do efeito de mitigarem as alterações climáticas.

+ Instagram passa o Messenger no gosto dos brasileiros para mensagens

A lista das dez invenções tecnológicas mais promissoras selecionadas por Bill Gates não fica completa sem os vasos sanitários que não precisam estar ligados a sistemas de saneamento ou água e que transformam os dejetos em fertilizante, ao aquecê-los em um compartimento de forma a gerarem uma substância rica em carbono.

Há, ainda, os sistemas de inteligência artificial que 'aprenderam' a detectar a ausência de palavras num texto ao 'estudarem' milhões de frases.

Sistemas como este, combinados com melhores sintetizadores de voz, podem potencializar novos programas de inteligência artificial que permitem às máquinas manterem uma conversa com pessoas e não responderem simplesmente a uma ordem. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório