Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cápsula da SpaceX chega à Estação Espacial Internacional

Crew Dragon foi lançada ontem(2) com o boneco Ripley a bordo

Cápsula da SpaceX chega à Estação Espacial Internacional
Notícias ao Minuto Brasil

07:47 - 04/03/19 por ANSA

Tech Crew Dragon

ANSA - A cápsula Crew Dragon, da empresa norte-americana aeroespacial SpaceX, conseguiu pousar com sucesso neste domingo (3) na Estação Espacial Internacional (ISS), informou a agência espacial americana (Nasa).

+ SpaceX lança nave comercial capaz de levar humanos à órbita terrestre

Durante uma transmissão ao vivo da operação, a Nasa e a SpaceX confirmaram que a acoplagem ocorreu às 7h51 (horário de Brasília), a mais de 400km acima da superfície da Terra. "Captura suave confirmada", disse a agência espacial no Twitter.

A cápsula Crew Dragon é a primeira nave capaz de colocar astronautas em órbita em voos tripulados. A missão levou a bordo o boneco Ripley, batizado em homenagem à heroína dos filmes Alien. O contato ocorreu 27 horas após o lançamento da missão.

A missão é realizada oito anos depois da aposentadoria dos ônibus espaciais da Nasa. O sucesso total do primeiro teste não tripulado da missão, chamada Demo-1, faz parte do programa de voos comerciais da Nasa que poderá fazer a agência espacial americana retomar a capacidade de transportar homens ao espaço.

Após a partida do ônibus espacial, em julho de 2011, os astronautas americanos e europeus podem chegar à Estação Espacial somente a bordo dos ônibus russos da Soyuz. A China é o outro país atualmente capaz de lançar astronautas por seus meios.

Campo obrigatório