Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Asteroide Gault está se autodestruindo; fenômeno raro foi observado

O corpo rochoso, que tem quatro a nove quilômetros de diâmetro, libertou material duas vezes, em 28 de outubro e 30 de dezembro de 2018

Asteroide Gault está se autodestruindo; fenômeno raro foi observado
Notícias ao Minuto Brasil

12:04 - 29/03/19 por Lusa

Tech Telescópios

O asteroide Gault, localizado entre Marte e Júpiter, está se autodestruindo lentamente, um fenômeno raro e que está sendo observado por vários telescópios, incluindo o espacial Hubble. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Agência Espacial Europeia (ESA), que opera este instrumento.

Segundo um comunicado da ESA, o asteroide, descoberto em 1988, libertou material para o espaço, o que pode dar pistas aos astrônomos sobre a história da formação planetária nos primórdios do Sistema Solar.

Nas imagens captadas pelos telescópios, o Gault aparece com dois traços de detritos que lembram as caudas dos cometas.

O corpo rochoso, que tem quatro a nove quilômetros de diâmetro, libertou material duas vezes, em 28 de outubro e 30 de dezembro de 2018, durante poucas horas ou dias.

+ Nasa paga R$ 73 mil a voluntários para passarem dois meses deitados

De acordo com a ESA, as 'caudas' do asteroide podem ser visíveis durante mais alguns meses, até o rasto de poeira se dispersar no espaço interplanetário.

A ausência de excesso de poeira próximo do asteroide leva os astrônomos a concluírem que a sua atividade não resultou da colisão com outro corpo de grande massa, mas da sua instabilidade. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório