Meteorologia

  • 16 JULHO 2019
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Saiba quais as séries de TV mais usadas para disseminar malware

Levantamento mostra que cibercriminosos estão usando novos episódios das séries de TV mais populares para distribuir malware

Saiba quais as séries de TV mais usadas para disseminar malware
Notícias ao Minuto Brasil

14:43 - 02/04/19 por Notícias Ao Minuto

Tech Game of Threats

As séries são hoje uma das formas de entretenimento mais populares e universais do mundo e, com o aumento dos torrents, streaming online e outros métodos de distribuição digital, elas sofrem violações de direitos autorais. Para se ter uma ideia, séries como Game of Thrones, The Walking Dead, e Arrow despertam não só a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo, como também de cibercriminosos. De acordo com um levantamento da Kaspersky Lab, os cibercriminosos estão usando novos episódios das séries de TV mais populares para distribuir malware. Essas e outras constatações foram publicadas no relatório: ‘Game of Threats: como os cibercriminosos usam séries de TV populares para espalhar malware’.

+ Confira games clássicos dos anos 90 disponíveis de graça na internet

Em muitas regiões, essas séries podem ser consumidas por meio de canais ilegais, como softwares de torrents e plataformas ilegais de streaming. Ao contrário dos recursos legítimos, os torrents e os arquivos hospedados neles podem conter um arquivo que parece ser um episódio de uma série de TV, mas, na verdade, é um malware com um nome semelhante que tem como objetivo infectar o usuário.

Ao observar a facilidade com que as séries de TV baixadas de fontes ilegítimas podem ser substituídas por versões com malware, os pesquisadores da Kaspersky Lab examinaram esses arquivos maliciosos no período entre 2017 e 2018. E no topo da lista está Game of Thrones. Em 2018, a série foi responsável por 17% de todo o conteúdo malicioso pirateado, com 20.934 pessoas atacadas, seguida de The Walking Dead, com 18.794 e Arrow, com 12.163. Isso ocorreu mesmo considerando que, em 2018, não foi lançado nenhum episódio novo de Game of Thrones, enquanto as outras séries do ranking tiveram campanhas promocionais agressivas.

Em todos os casos observados, os criminosos usam os primeiros e os últimos episódios de cada temporada, sendo que o episódio de estreia – ‘O inverno está chegando’ da primeira temporada de Game of Thrones, por exemplo, foi o mais usado para disseminar os ataques.

“Podemos ver claramente que os cibercriminosos exploram as séries de TV com grande demanda em sites pirata: em geral, são dramas ou séries de ação promovidos ativamente. Os primeiros e os últimos episódios, que atraem mais espectadores, provavelmente têm maior risco de mascaramento malicioso. Os fraudadores online costumam explorar a fidelidade e a falta de paciência das pessoas, prometendo material novíssimo para download, mas, na realidade, trata-se de uma ciberameaças. Lembrando que a última temporada de Game of Thrones começa este mês, gostaríamos de avisar os usuários que, muito provavelmente, teremos um pico na quantidade de malware disfarçado nos novos episódios da série”, afirma Anton V. Ivanov, pesquisador de segurança da Kaspersky Lab.

Para evitar ser vítima de programas maliciosos disfarçados de séries de TV, a Kaspersky Lab recomenda algumas medidas:

• Só use serviços legítimos de reputação comprovada para produzir e distribuir conteúdo televisivo;

• Preste atenção à extensão do arquivo baixado. Mesmo os episódios de séries de TV de uma fonte que você considera confiável e legítima, devem ter a extensão .avi, .mkv ou mp4, mas com certeza não pode ser um .exe (arquivo executável);

• Preste mais atenção à autenticidade dos sites. Só acesse sites que permitam assistir séries de TV quando tiver certeza de que são legítimos e seu endereço começa com ‘https’. Antes de iniciar o download, verifique se o site é genuíno, conferindo o formato do URL e a ortografia do nome da empresa;

• Não clique em links suspeitos, como aqueles que prometem a visualização antecipada de um novo episódio. Verifique e acompanhe a programação da série;

• Use soluções de segurança confiáveis, como o Kaspersky Security Cloud, para ter uma proteção abrangente contra diversas ameaças.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório