Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Putin assina lei para criar internet russa independente

Ativistas temem que a internet russa envolva a criação de uma firewall para monitorar e censurar conteúdo

Putin assina lei para criar internet russa independente
Notícias ao Minuto Brasil

07:10 - 03/05/19 por Notícias Ao Minuto

Tech Rede

O presidente Vladimir Putin assinou uma lei que vai permitir a criação de uma internet russa independente, que seja capaz de funcionar de forma separada do que acontece no resto do mundo, revelou a agência RIA-Novosti.

A nova lei pretende proteger a Rússia das restrições online estrangeiras criando o que o Kremlin chama de uma internet local “sustentável, segura e totalmente funcional”. A legislação entra em vigor em novembro.

Segundo a RIA-Novosti, a lei sugere a criação de um centro de gestão e monitoração sob a supervisão da Roskomnadzor, a agência de telecomunicações russa, que vai ficar encarregada de assegurar um serviço de comunicações na Rússia em situações extraordinárias. Nessas situações terá o poder para cortar o tráfego externo na rede, o que vai criar uma internet puramente russa.

Esta intenção não agrada a ativistas russos, que receiam que uma internet independente envolva a criação de uma firewall para monitorar e censurar o conteúdo que circula na rede, como acontece na China.

Campo obrigatório