Meteorologia

  • 20 SETEMBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Segunda missão da Índia à Lua acontece este mês

A primeira missão da Índia aconteceu em 2008

Notícias ao Minuto Brasil

06:30 - 13/06/19 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

A Índia vai realizar no dia 15 de julho a sua segunda missão à Lua que irá explorar o polo sul da superfície lunar, informou hoje a organização de Investigação Espacial da Índia (ISRO).

A 'Chandrayaan-2' é a segunda missão e "a mais complexa" levada pela organização que pretende explorar a presença de água na Lua e a sua composição mineral, afirmou o chefe da missão, Kailasavadivoo Sivan.

De acordo com o cientista, a nave espacial não tripulada será lançada às 02:51, hora local (17:21 de 14 de julho em Brasília), estando prevista a sua chegada entre 06 a 07 de setembro.

O aparelho, com 3,8 toneladas, inclui um robot que irá tocar na superfície lunar e que, durante a sua vida útil, irá percorrer 500 metros, assim como uma nave que estará em órbita durante um ano.

Segundo Kailasavadivoo Sivan, esta operação irá demorar 15 minutos e este será "o momento mais assustador" para a ISRO e para todos os indianos, já que o regresso da nave é "a operação mais complexa" que a organização já tentou realizar.

A 'Chandrayaan-2' estava prevista para 2018 e é a segunda missão de exploração lunar realizada pela Índia, depois da 'Chandrayaan-1', em 2008.

A Índia anunciou ainda a sua pretensão de colocar três pessoas em órbita, durante uma semana, em dezembro de 2021.

Campo obrigatório