Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Twitter não apagará publicações de políticos que violem regras

A decisão da empresa tecnológica está gerando controvérsia

Twitter não apagará publicações de políticos que violem regras
Notícias ao Minuto Brasil

19:30 - 28/06/19 por Notícias Ao Minuto

Tech Twitter

A rede social Twitter decidiu tomar medidas contra publicações de responsáveis políticos que violem as suas regras, como por exemplo de incitação à violência. No entanto, informou que não as eliminará, conforme muitos esperavam da empresa.

Os tuítes em questão terão uma mensagem explicando que vão contra as regras da rede social, mas serão difundidos da mesma forma "no interesse do grande público", explicou o Twitter.

"Participar no debate público inclui fornecer a possibilidade a cada um de falar de assuntos que lhe interessam, isso pode ser particularmente importante quando se trata de responsáveis governamentais e políticos", justificou a empresa tecnológica sediada em São Francisco.

A rede social argumenta que "em razão da sua posição, esses responsáveis têm uma influência enorme e dizem algumas vezes coisas que podem ser consideradas controversas ou convidam ao debate e à discussão".

"Há certos casos onde é do interesse do público ter acesso a certos tuítes, mesmo quando contrariam as nossas regras", argumentou a rede social.

Em alguns "casos muito raros", o Twitter colocará "um aviso sobre o qual será preciso clicar antes de ver o tuíte, a fim de dar contexto e clareza".

Para além do aviso, o Twitter prevê oferecer menos visibilidade às publicações que violem as regras, tal como já acontece com conteúdos de caráter sensível.

A nova regra se aplicará aos responsáveis governamentais, aos eleitos e aos candidatos a uma eleição ou a um cargo governamental que tenham mais de 100 mil seguidores, e será necessário que a conta esteja certificada pelo Twitter.

Estas medidas entrarão em vigor a partir de hoje mas não a afetarão publicações anteriores, e são implementadas em um momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusa a rede social de o censurar.

"Eles impedem as pessoas de me seguir no Twitter, e eu tenho muito mais dificuldades para passar a minha mensagem", disse o presidente norte-americano à televisão Fox Business.

Campo obrigatório