Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Uma em cada cinco pessoas ficou rigorosamente isolada em casa em agosto, diz IBGE

O comportamento foi similar em todas as grandes regiões, segundo o IBGE.

Uma em cada cinco pessoas ficou rigorosamente isolada em casa em agosto, diz IBGE
Notícias ao Minuto Brasil

14:15 - 23/09/20 por Estadao Conteudo

Brasil Isolamento social

Um em cada cinco brasileiros ficou rigorosamente isolado em casa em agosto, em meio à pandemia do novo coronavírus, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) mensal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na população total de 211,3 milhões de pessoas, 4,5 milhões (2,1%) não adotaram qualquer medida de restrição à transmissão a covid-9 em agosto. Por outro lado, 74,9 milhões (35,5%) reduziram o contato, embora ainda tenham saído de casa, enquanto outros 88 milhões (41,6%) ficaram em casa e só saíram em caso de necessidades básicas e 42,4 milhões (20,1%) ficaram rigorosamente isolados.

O comportamento foi similar em todas as grandes regiões, segundo o IBGE. Em comparação a julho, aumentou o número de pessoas que reduziram o contato, mas continuaram saindo de casa, enquanto reduziu a proporção de pessoas que só saíram por necessidade básica ou que ficaram rigorosamente isoladas.

Em agosto, havia 45 milhões de pessoas com alguma das doenças crônicas pesquisadas pelo IBGE, o equivalente a 21,3% da população. A hipertensão foi a mais frequente, citada por 12,6% dos entrevistados, seguida por asma ou bronquite ou enfisema (5,1%); diabetes (5,0%); depressão (2,7%); doenças do coração (2,4%) e câncer (1,0%). Entre as pessoas com alguma das doenças crônicas, 2,5% testaram positivo para a covid-19.

No entanto, houve queda na incidência de pessoas com algum sintoma de síndrome gripal. Em agosto, 5,7% da população (12,1 milhões de pessoas) apresentaram algum dos sintomas pesquisados de síndromes gripais, ante uma fatia de 6,5% em julho.

Campo obrigatório