Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Reconstrução mamária resgata autoconfiança de mulher mastectomizada

Entre 2020 e 2022, o Inca estima que serão diagnosticados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, em cada ano.

Reconstrução mamária resgata autoconfiança de mulher mastectomizada
Notícias ao Minuto Brasil

18:30 - 02/10/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle cancer de mama

A reconstrução mamária é a expectativa de todas as mulheres que fazem mastectomia (cirurgia para retirada parcial ou total da mama afetada por câncer), para resgatar a autoconfiança. Antes de tudo, porém, é preciso estabelecer em que momento essa reconstrução deve ser feita. “Se vai ser feita de imediato, no momento da mastectomia, ou tardiamente”, disse hoje (2) à

Agência Brasil

o cirurgião plástico Fernando Amato, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

De imediato, a reconstrução pode ser efetuada diretamente com prótese de silicone, se houver preservação de pele. Amato explicou que, muitas vezes, quando ocorre a retirada de uma quantidade maior de pele, existe uma alternativa que é o uso de um expansor mamário, espécie de bexiga de silicone, colocado abaixo do músculo do peito. Nos retornos da paciente ao ambulatório pós procedimento cirúrgico, o expansor mamário vai sendo enchido com soro fisiológico, para ir esticando a pele e ganhando tecido.

Se não houver indicação para tratamento com radio ou quimioterapia, é programada para um momento mais conveniente a troca desse expansor por uma prótese de silicone. Fernando Amato salientou que existem também cirurgias que usam retalhos de gordura, pele, músculo de algum outro lugar do corpo para refazer a mama. “Um retalho muito utilizado é o grande dorsal, músculo que fica nas costas e é levado para a mama. A gente usa ele associado a uma prótese de silicone também. A prótese faz o formato e o volume e o retalho serve como uma cobertura para segurança da prótese”.

Os cirurgiões usam também o retalho do músculo reto abdominal, chamado Tram, para a reconstrução da mama com tecido do abdome inferior (pele e gordura). “Nessa cirurgia, não se usa implante mamário, isto é, prótese de silicone”, advertiu o médico. Segundo ele, trata-se de uma microcirurgia complexa, em que é feito o autotransplante de tecido do abdome para a mama.

Na reconstrução tardia, pode ser usado enxerto de gordura para complementar o processo. Em mulheres que já foram submetidas à radioterapia, Amato disse que é muito difícil usar o expansor mamário para expandir a pele, porque a radioterapia deixa a mama mais dura. “A radioterapia pode interferir bastante no expansor”.

Há mastectomias que preservam pele e aréola, ou seja, o mamilo dos seios; outras, denominadas quadrantes, retiram apenas parte da mama. “Muitas vezes, esses quadrantes podem ser reconstituídos com tecido que a paciente já tem na mama, quando o tumor está em uma localização favorável”. Isso pode ser feito, inclusive, em uma mamoplastia (cirurgia para aumento ou redução das mamas humanas), disse o cirurgião.

Fernando Amato esclareceu que a reconstrução do mamilo é uma etapa posterior, que pode ser feita com retalhos de pele local para ter o relevo. Pode-se também tirar metade da aréola da outra mama e fazer enxerto no outro lado. É muito usada para reconstrução do bico dos seios a pele da parte interna da coxa e da região inguinal, conhecida popularmente como virilha.

O médico destacou, por outro lado, que muitas pacientes que não desejam se submeter a uma nova cirurgia têm optado pela reconstrução das aréolas por meio de tatuagem. “É uma alternativa”. Amato afirmou que o mamilo é muito importante e faz parte da reconstrução do seio para aumento da autoconfiança dessas mulheres.

A mastologista e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Priscila Beatriz Oliveros dos Santos, ressaltou que a mamografia é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Por isso, não deixe de realizá-la, já que este exame pode diminuir a mortalidade em até 30%, quando feito periodicamente”, comentou.

Entre 2020 e 2022, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) estima que serão diagnosticados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, em cada ano, o que representa um risco em torno de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Apesar da pandemia do novo coronavírus, o tatuador Yurgan Barret e sua esposa Anne afirmam que a solidariedade não pode parar. Mulheres que passaram por mastectomia em função de câncer de mama terão a oportunidade de fazer gratuitamente, este mês, a reconstrução da aréola por meio de tatuagem hiper-realista na quinta edição do Y Rosa. O evento já atendeu mais de 100 mulheres no Rio de Janeiro e Santa Catarina, e acontece este ano entre os dias 19 e 25 de outubro no Yurgan Tattoo Studio, na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense.

O projeto social idealizado por Yurgan e Anne Barret busca reforçar a importância do diagnóstico precoce e atender mulheres que venceram o câncer de mama a ressignificarem suas dores e recuperarem a autoestima.

“Participar do Y Rosa foi de muita importância. Fiz a reconstrução da aréola que, com certeza levantou minha autoestima, me deixou mais segura, confiante e bem mais feliz! Foi uma bênção na minha vida pois era algo que me incomodava muito.”, afirmou Zelia M. N. Souza.

Anne Barret disse que a realização do projeto a cada ano “foi a forma que encontramos de usar a nossa arte para um bem maior. Em 2018, recebemos o prêmio de Cidadania pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e isso nos deu ainda mais energia para continuar".

Além do redesenho de aréola por meio de tatuagem hiper-realista, o projeto vai oferecer, também gratuitamente, a tatuagem de sobrancelhas realistas pela técnica de micropigmentação fio-a-fio, palestras motivacionais e grupos de discussão online, além de sorteios para todas as inscritas.

Com informação: Agência Brasil

O agendamento para a tatuagem de mamilos pode ser feito pelo site

ou pelo instagram @yurgantattoo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório