Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pesquisadores da USP desenvolvem máscara antiviral

Os testes foram realizados no Laboratório de Virologia Clínica e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas

Pesquisadores da USP desenvolvem máscara antiviral
Notícias ao Minuto Brasil

11:22 - 19/10/20 por NMBR

Tech USP

Entre os cuidados para prevenir o contágio da Covid-19, está o uso de máscaras. Dependendo do material, devem ser trocadas a cada duas horas.

Mas uma nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de São Paulo, em parceria com empresas privadas, pode permitir o uso prolongado desse equipamento de proteção individual. O professor Koiti Araki, do Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia do Instituto de Química, explica como a máscara de três camadas pode manter o vírus inativo por 12 horas.

Os testes foram realizados no Laboratório de Virologia Clínica e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas. Os resultados mostraram 99,9% de eficácia contra o novo coronavírus. Além da longa duração, o pesquisador destaca outras vantagens da máscara antiviral.

O nome da substância que recobre a máscara não foi revelado por causa do pedido de patente. O estudo começou há cinco anos quando o Instituto de Química da USP firmou um contrato com a empresa Golden Technology. Antes de ser usado contra o SARS-Cov2, a eficiência desse material foi testada para cuidados odontológicos.

Com informações da Agência Brasil.

Campo obrigatório