Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mourão e ministros sobrevoam Amazônia com diplomatas de vários países

A vice-presidência da República diz que a iniciativa tem por objetivo mostrar à comunidade nacional e internacional que a Amazônia brasileira continua preservada

Mourão e ministros sobrevoam Amazônia com diplomatas de vários países
Notícias ao Minuto Brasil

17:15 - 04/11/20 por Estadao Conteudo

Brasil Amazónia

Ao lado de diplomatas de vários países, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sobrevoou áreas da Amazônia nesta quarta-feira, 4. A vice-presidência da República diz que a iniciativa tem por objetivo mostrar à comunidade nacional e internacional que a Amazônia brasileira continua preservada e "que sua complexidade ambiental e humana não permite um entendimento genérico da região".

O sobrevoo faz parte da programação da missão, liderada pelo vice-presidente Hamilton Mourão, por meio do Conselho Nacional da Amazônia Legal. Os diplomatas irão visitar as cidades de Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Maturacá, no Amazonas, até o dia 6 de novembro.

Em nota, Tereza Cristina reforçou a diversidade do bioma, que reúne 22 tipos de vegetação, e que tem 80% de sua área preservada. "Agora, temos que restabelecer a verdade. A verdade é que nós temos um território enorme, que a Amazônia está preservada".

Uma das iniciativas a serem mostradas aos estrangeiros é o Projeto Integrado de Colonização (PIC) Bela Vista, coordenado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e que será apresentado pela ministra nesta quinta-feira (5). Localizado em Manaus, o projeto abriga famílias assentadas em uma área de aproximadamente 785 mil hectares, ocupada desde 1971. "Atualmente, dos 1.311 lotes georreferenciados, 446 já receberam o título definitivo, sendo 97% constituídos por pequenas propriedades (inferiores a 400 hectares)."

Segundo o vice-presidente Hamilton Mourão, "todos estão curiosos em conhecer as ações do Estado brasileiro na integração, proteção e desenvolvimento da nossa Amazônia".

Está prevista a participação dos seguintes chefes de missões diplomáticas: África do Sul, Espanha, Peru, Colômbia, Canadá, Suécia, Alemanha, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), União Europeia, Reino Unido, França e Portugal.

Campo obrigatório