Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Arquiteto da Amazônia', Severiano Mário Porto morre aos 90, vítima da Covid-19

Ele foi responsável por conceber um modelo único de arquitetura amazônica e sustentável, que une técnicas desenvolvidas por ribeirinhos e caboclos com as mais modernas e inovadoras criações na arquitetura", de acordo com nota do CAU do Amazonas.

'Arquiteto da Amazônia', Severiano Mário Porto morre aos 90, vítima da Covid-19
Notícias ao Minuto Brasil

06:24 - 11/12/20 por Folhapress

Brasil SEVERIANO MÁRIO-PORTO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Morreu na manhã desta quinta-feira o arquiteto Severiano Mário Porto, aos 90 anos, em Niterói, no Rio de Janeiro, segundo informou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, o CAU.

Nascido em Uberlândia, em Minas Gerais, ele ficou conhecido como o "arquiteto da Amazônia" ou "arquiteto da floresta". "Ele foi responsável por conceber um modelo único de arquitetura amazônica e sustentável, que une técnicas desenvolvidas por ribeirinhos e caboclos com as mais modernas e inovadoras criações na arquitetura", de acordo com nota do CAU do Amazonas.

Porto estudou na Universidade do Brasil, que se tornaria a Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde recebeu o título de professor honoris causa, em 2003. Em nota, ainstituição afirma que o arquiteto "soube aproveitar de forma criativa os materiais e os costumes do lugar, desenvolvendo trabalho singular na Amazônia".

Foi eleito homem do ano, em 1987, pela revista francesa L'Architecture d'Aujourd'hui.

Entre seus projetos, estão o estádio Vivaldo Lima, em Manaus, que foi demolido para dar lugar à Arena da Amazônia para a Copa do Mundo de 2014, o campus da Universidade Federal do Amazonas e o Fórum Henoch Reis, o Tribunal Regional Eleitoral, o TRE-AM.

Campo obrigatório