Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Retrospectiva 2020: relembre os principais acontecimentos de abril

Cerca de 32 milhões de pessoas físicas ganharam, em abril de 2020, mais dois meses para entregarem a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física

Retrospectiva 2020: relembre os principais acontecimentos de abril
Notícias ao Minuto Brasil

15:30 - 24/12/20 por Agência Brasil

Brasil 2020

Em abrilde 2020, opresidente Jair Bolsonaro assinou aMedida Provisória Nº 934, que dispensa escolas de cumprirem o mínimo de200 dias letivos.A texto,baixadoem razão dos riscos de contágio do novo coronavírus, também vale para universidades.

Com a suspensão das aulasdevido à pandemia, muitos estudantes passaram a ficarem casa com os familiares, que tentaram conciliar o trabalho formal e as tarefas domésticas comatividades escolares capazes de manteros alunos na rotina de estudos.

Foi publicada, em abril, emedição extra doDiário Oficial da União,a lei que prevê o pagamento de uma renda básica emergencial no valor R$ 600 a trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa durante a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A Caixa Econômica Federal começoua liberar em abril o saque do auxílio emergencial, de forma escalonada, conforme o mês de nascimento do beneficiário. O objetivo da liberaçãoaos poucos erareduzir o número de pessoas nas agências e lotéricas,evitandoaglomerações.

Cerca de 32 milhões de pessoas físicas ganharam, em abrilde 2020,mais dois meses para entregarem a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. O prazo, que acabaria em 30 de abril, foi estendido para 30 de junho.

A liberação de linhas de capital de giro para empresas afetadas pela pandemia somou R$ 1,1 bilhão, informouem abrilo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O montante equivale a 22% da linha de crédito anunciada para ajudar micro, pequenas e médias empresas.

Com a pandemia da covid-19, os comerciantes tiveram que se reinventar para conseguir vender na Páscoa. As lojas de chocolatevenderam produtospela internet, por meio de aplicativo de mensagens ou sites. Houveaté peixarias com serviço de delivery.

O uso de máscaras já vinha sendo apontado como medida importante de proteção contra a covid-19. Com a ampliação da pandemia, prefeituras e governos estaduais passaram arecomendar eaté mesmo obrigara adoção do item.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou em abrila lei que autoriza a prática da telemedicina para todas as áreas da saúde enquanto durar a crise ocasionada pela epidemia.

O Ministério da Saúde anunciou em abrilo lançamento de um serviço de apoio psicológico aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão atuando no combate ao novo coronavírus, sobretudo em razão do trabalho intenso e dos riscos de contaminação.

Em abril de 2020, a Justiça do Maranhão decretoubloqueio máximo (lockdown) das cidades de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar em função da pandemia.Todas as atividades não essenciais foram proibidaspor dez dias.

O cantor e compositor Moraes Moreira foi encontrado morto na manhã do dia 13 de abrilem casa, na Gávea, no Rio de Janeiro.De acordo com a assessoria de imprensa do músico, ele teve um infarto agudo do miocárdio e morreu às 6h. Tinha 72 anos.

O escritor Rubem Fonseca, de 94 anos, morreu no dia 15 de abril. Ele sofreu um infartoemseu apartamento, no bairro do Leblon. O escritor chegou a ser levado para o Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, onde os médicos tentaram reanimá-lo sem sucesso.

Morreu no dia 16 de abril, aos 84 anos, o escritor de romances policiais e também psicanalista Luiz Alfredo Garcia-Roza. A informação foi divulgada por sua esposa, a escritora Livia Garcia-Roza. A causa da morte não foi informada.

Campo obrigatório