Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pazuello diz esperar 'avalanche' de propostas de vacinas, mas não cita datas

O general não deu data para concretizar as importações de doses prontas de imunizante e insumos

Pazuello diz esperar 'avalanche' de propostas de vacinas, mas não cita datas
Notícias ao Minuto Brasil

12:36 - 21/01/21 por Estadao Conteudo

Brasil Pandemia

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (21) que aguarda uma "avalanche" de propostas ao Brasil para a compra de vacinas. O general, porém, não deu data para concretizar as importações de doses prontas do imunizante de Oxford/AstraZeneca, da Índia, e de insumos da China para a produção da Fiocruz e do Instituto Butantan.

"Em janeiro, agora, e começo de fevereiro, vai ser uma avalanche de laboratórios apresentando suas propostas. A gente tem de estar com muita atenção e cuidado, para colocar todas elas o mais rápido possível disponíveis, dentro da segurança e eficácia", disse o ministro durante evento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A vacinação contra a covid-19 no Brasil começou no domingo, 17, mas há risco de o calendário ser interrompido pela falta de doses. O governo afirma que ainda negocia com empresas como a Pfizer, mas trata com desdém a proposta de venda de imunizantes da farmacêutica. O presidente Jair Bolsonaro chegou a afirmar, em tom irônico, que quem tomar esta vacina pode "virar jacaré".

Além disso, o governo corre para garantir importações já contratadas. Pazuello disse que conversou "pessoalmente" duas vezes, na quarta-feira, 20, com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. "Ele colocou que não há nenhuma discussão política e diplomática, e, sim, burocrática. Ele vai encontrar onde está esse entrave e ajudar a destravar", disse Pazuello. Os insumos da China vão permitir que a Fiocruz e o Butantan produzam, respectivamente, doses das vacinas de Oxford/AstraZeneca e da Coronavac.

O general disse ainda que a previsão contratual era de entregar até 31 de janeiro o insumo à Fiocruz. "Estamos nos antecipando ao problema. Só posso acionar (contratualmente), e acionarei (a AstraZeneca) no primeiro dia de atraso, que é após o fim de janeiro", disse.

Após acumular ataques à China, o governo brasileiro agora nega divergências políticas e montou uma força-tarefa para negociar a importação deste insumo. O chanceler Ernesto Araújo, porém, tem sido isolado nas discussões. O próprio presidente Jair Bolsonaro já desacreditou a segurança e eficácia da Coronavac citando a sua "origem". O produto foi desenvolvido pela chinesa Sinovac. "Da China, nós não compraremos. É decisão minha. Não acredito que ela transmita segurança suficiente a população pela sua origem, esse é o pensamento nosso", disse Bolsonaro em 21 de outubro, em entrevista à Jovem Pan.

Importação da Índia

Sem apontar datas, o ministro afirmou que a liberação de doses prontas da vacina de Oxford/AstraZeneca da Índia deve ocorrer em breve. "Notícias são muito boas, mas não há data exata da decolagem. Ela será dada nos próximos dias. Nos próximos dias é muito próximo", afirmou o ministro. Pazuello disse ainda que a vacinação no Brasil está "dentro do programado". "É um país continental. Está chegando nos municípios mais distintos", disse o general.

Campo obrigatório