Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Música negra invade filmes no streaming, de 'Soul' a 'AmarElo'

A música negra parece ter tomado uma série de lançamentos recentes

Música negra invade filmes no streaming, de 'Soul' a 'AmarElo'
Notícias ao Minuto Brasil

13:04 - 21/01/21 por Folhapress

Cultura Música

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Os brancos não entendem o blues", diz a atriz Viola Davis na pele de Ma Rainey, personagem de "A Voz Suprema do Blues", filme da Netflix.

A música negra parece ter tomado uma série de lançamentos recentes. A seguir, confira cinco opções de novas produções sobre o tema, da animação "Soul" ao documentário "AmarElo", de Emicida.

Veja também outras cinco sugestões mais antigas que falam sobre gêneros como black, jazz, funk e até axé -para rever e escutar.

NOVIDADES

AmarElo: É Tudo Pra Ontem

Brasil, 2020. Direção: Fred Ouro Preto. 12 anos. Na Netflix

O filme já arrepia nos primeiros segundos, quando Emicida entoa a letra da faixa-título do álbum "AmarElo" no Theatro Municipal de São Paulo. O filme mescla cenas do show, feito em 2019, à história da cultura negra brasileira.

O Amor de Sylvie

EUA, 2020. Direção: Eugene Ashe. Com: Tessa Thompson, Nnamdi Asomugha e Eva Longoria. 14 anos. Na Amazon Prime

O romance acompanha um jovem casal na Nova York do fim dos anos 1950. Ela é filha do dono de uma loja de discos, enquanto ele é um saxofonista com a carreira em ascensão. Com protagonistas negros, o filme mescla à história do casal momentos dos movimentos pelos direitos civis.

Uma Noite em Miami...

EUA, 2020. Direção: Regina King. Com: Kingsley Ben-Adir, Eli Goree, Aldis Hodge e Leslie Odom Jr. 14 anos. Na Amazon Prime

Cotado como provável indicado ao Oscar, o longa ficcionaliza uma conversa nos anos 1960 entre Malcom X, Muhammad Ali, Jim Brown e Sam Cooke -um dos fundadores do soul, é interpretado por Leslie Odom Jr. e canta músicas como "A Change is Gonna Come".

Soul

EUA, 2021. Direção: Pete Docter e Kemp Powers. Com: Jamie Foxx, Tina Fey e Graham Norton (vozes). Livre. No Disney+

Embalado ao som de jazz, a animação também é uma aposta para o Oscar. O filme lança o primeiro protagonista negro de um desenho da Pixar, Joe, um professor de música que sonha em ser uma estrela. Mas ele morre bem no dia de sua grande estreia.

A Voz Suprema do Blues

EUA, 2020. Direção: George C. Wolfe. Com: Viola Davis, Chadwick Boseman e Glynn Turman. 14 anos. Na Netflix

Adaptação da peça da Broadway do final dos anos 1980, o longa é protagonizado por Viola Davis e é o último filme de Chadwick Boseman, eternizado como o Pantera Negra. O filme se passa na Chicago de 1927 e acompanha a gravação de um disco de Ma Rainey, cantora reconhecida como a Mãe do Blues.

PARA REVER

Axé: Canto do Povo de Um Lugar

Brasil, 2017. Direção: Chico Kertész. 12 anos. Na Netflix.

Mais um toque de Brasil nesta lista, o documentário investiga as origens do axé e traz entrevistas com nomes importantes da música brasileira, como Caetano Veloso, integrantes dos Novos Baianos, Ivete Sangalo e Daniela Mercury. Embora não exista um consenso de como surgiu o ritmo, o filme revela as origens afro e os motivos para o axé ter deixado de fazer sucesso.

Dreamgirls: Em Busca de Um Sonho

EUA, 2006. Direção: Bill Condon. Com: Beyoncé, Jennifer Hudson e Eddie Murphy. 12 anos. Aluguel em Google Play (R$ 4,90) e Apple TV (R$ 11,90)

O musical, que rendeu um Oscar de melhor atriz coadjuvante para Jennifer Hudson, é ambientado nos anos 1960 e se baseia na criação da Motown Records. A história acompanha um trio de cantoras negras de soul que têm um empresário manipulador e se tornam backing vocal de um cantor que tenta interferir na formação do grupo.

Miles Davis, Início do Cool

Estados Unidos, 2019. Direção: Stanley Nelson. Com: Miles Davis, Carl Lumbly. 14 anos. Disponível na Netflix

Misturando imagens já consagradas de Davis com fotos raras, filmagens de acervos pessoais e entrevistas com celebridades -entre elas, Herbie Hancock, Wayne Shorter e Gil Evans-, o filme é uma espécie de biografia do ícone do jazz que personificou o cool, um estilo mais lento e melancólico do gênero. O roteiro revisita os álbuns do artista de forma cronológica, costurando sua carreira com sua vida pessoal.

Ray

EUA, 2004. Direção: Taylor Hackford. Com: Jamie Foxx, Regina King e Kerry Washington. 16 anos. Em Telecine Play e Now

Jamie Foxx ganhou o Oscar de melhor ator por sua interpretação de Ray Charles na cinebiografia, que reconta a história do cantor, de quando perdeu a visão, aos sete anos de idade, até a sua ascensão na carreira, que o consagrou como um dos maiores nomes da música americana.

What Happened, Miss Simone?

EUA, 2015. Direção: Liz Garbus. Com: Nina Simone, Lisa Simone Kelly e Roger Nupie. 12 anos. Na Netflix

O documentário reúne gravações inéditas e raras da cantora e ativista Nina Simone. Além de trazer registros da cantora dentro e fora do palco, a produção mostra como ocorreu a transformação da cantora e pianista em uma importante integrante do movimento negro pelos direitos civis nos Estados Unidos -tanto que o título vem de um artigo da poeta Maya Angelou.

Campo obrigatório