Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Carnaval: estado e capital cancelam ponto facultativo

A decisão tem o objetivo de evitar aglomerações em eventos clandestinos em um momento de aumento de casos

Carnaval: estado e capital cancelam ponto facultativo
Notícias ao Minuto Brasil

11:50 - 30/01/21 por Estadao Conteudo

Brasil Carnaval

O governo de São Paulo e a Prefeitura da capital decidiram cancelar os pontos facultativos de segunda e terça-feira de carnaval, 15 e 16 de fevereiro, e Quarta de Cinzas, no dia 17. A decisão tem o objetivo de evitar aglomerações em eventos clandestinos em um momento de aumento de casos. Até agora o governo federal manteve o ponto facultativo, oficializado em portaria do Ministério da Economia de 30 de dezembro.

"Pela saúde é o mais correto (o cancelamento). A Prefeitura de São Paulo já tomou essa decisão, e a nossa recomendação, assim como a da Associação Paulista de Municípios, é de que sigam essa prerrogativa da ciência", destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, ontem.

Outros governos estaduais e prefeituras pelo País já vinham anunciando o cancelamento do ponto facultativo. Entre os governos que tomaram a medida de suspensão estão alguns dos principais destinos brasileiros para os festejos de carnaval, como Bahia, Pernambuco, Ceará e Minas Gerais. A determinação também foi anunciada por municípios de diferentes portes, como Florianópolis, Ouro Preto e Porto Alegre.

Nas cidades com maior histórico de festas de rua, também há uma preocupação para evitar festejos clandestinos. Em Olinda, por exemplo, está prevista uma operação integrada com o governo estadual e Polícia Militar para monitorar o descumprimento das normas de distanciamento nos principais pontos da cidade. Além disso, a realização de um carnaval fora de época no segundo semestre, como algumas prefeituras anunciaram em 2020, dificilmente deve ser confirmada.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Campo obrigatório