Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

No Rio, ato simbólico marca vacinação de idosos que começa amanhã

O prefeito Eduardo Paes afirmou que o dia é dia de alegria

No Rio, ato simbólico marca vacinação de idosos que começa amanhã
Notícias ao Minuto Brasil

14:45 - 31/01/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil VACINAÇÃO-RJ

Ato simbólicorealizadohoje(31) pela manhã, no Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul do Riode Janeiro, marcou o início da vacinação de maiores de 80 anos contra a covid-19, que começaamanhã (1º) emidosos a partir de 99 anos de idade.

O ator Orlando Drummond, 102 anos, e o compositor Nelson Sargento, 96 anos, foram vacinados durante a cerimônia, que contou com a participação do prefeito Eduardo Paes e do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Foram vacinadas também a costureira Sebastiana Farnezi da Conceição, 98 anos, moradora de Jacarepaguá, zona oeste; Dulcinéia Gomes Pedrada, 97 anos, residente em Copacabana; e Neiva Gomes Brandão, 95 anos, moradora de Ipanema.

O prefeito Eduardo Paes afirmou que o diaédia de alegria. “Estamos começando a vacinação da população em geral, priorizandoos idosos. É emocionante ver o Nelson Sargento, e saber que ele vai poder continuarcantando sua poesia; e também ver o seu Peru (personagem marcante do ator Orlando Drummond).Nosso sonho é que a gente possa vacinar todas as pessoas acima de 60 anos de idade”, disse Paes.

O ator e dublador Orlando Drummond disse estasemocionado. “Isso é um batismo, e espero que todos tenham a mesma esperança que eu”.

Nelson Sargento estava acompanhado da mulher, Evonete Matos, de 71 anos. “Estava pensando muito nesse momento e graças a Deus estou aqui. Estou sentindo falta da música. Estou aqui para ser vacinado e poder trabalhar”, disse. O compositor, que é presidente de honra da Mangueira, brincou: “Ela quer se vacinar já, mas é uma jovem ainda”.

O público maior de 80 anos começará a ser vacinado de forma segmentada, por idades diferenciadasa cada dia. A prefeitura acredita que, dessa forma, o atendimento será mais organizado e sem promover aglomerações.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que a cidade está abastecida de doses suficientes para esta etapa de vacinação. “Temos as vacinas aqui no Rio.Hojecomeça a parte mais importante da campanha. É um momentoemocionante para a sociedade, para quem vai poder vacinar seus avós, seus pais, sua família. Infelizmente, eu não pude. Perdi minha avó por covid-19”, revelou o secretário.

A prefeitura ressaltou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o idoso deve levardocumento de identidade e, se possível, caderneta de vacinação. Mais de 130 mil pessoas já foram vacinadas no município. À medida em que novas doses da vacina forem entregues, o público da campanha será ampliado.

Para a vacinação de idosos acamados, a orientação é procurar a unidade de referência no siteOnde Ser Atendidoe entrar em contato para dar as informações necessárias. A equipe fará o cadastro e passará as orientações sobre a vacinação.

Abaixo, na sequência, ocalendário de vacinação de idosos a partir dessasegunda-feira (1º de fevereiro):

Segunda-feira(1º)- Pessoas a partir de 99 anos

Terça-feira (2)- 98 anos

Quarta-feira(3) - 97 anos

Quinta-feira (4)- 96 anos

Sexta-feira(5) - 95 anos

Sábado (6) - a partir de 95 anos

Segunda-feira (8)-94 anos

Terça-feira (9)- 93 anos

Quarta-feira(10) - 92 anos

Quinta-feira (11)- 91 anos

Sexta-feira(12) -90 anos

Sábado (13) - 90 E 94 anos

Segunda-feira (15)- Pessoas a partir de 89 anos

Terça-feira (16) - Pessoas com 88 anos

Quarta-feira (17) - Pessoas com 87 anos

Quinta-feira (18) - Pessoas com 86 anos

Sexta-feira (19) - Pessoas com 85 anos

Sábado (20) - entre 85 e 89 anos

Segunda-feira (22) - 84 anos

Terça-feira (23) - 83 anos

Quarta-feira (24) -82 anos

Quinta-feira (25) - 81 anos

Sexta-feira (26) - 80 anos

Sábado (27) - 80 e84 anos

Campo obrigatório