Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pesquisa desenvolve tratamento para preservar rim em caso de câncer

Os primeiros resultados do estudo serão apresentados no American Society of Clinical Oncology Genitourinary Cancers Symposium, Congresso Mundial de Oncologia Genitourinária, que acontece até amanhã (13) nos Estados Unidos, no formato online devido à pandemia de covid-19

Pesquisa desenvolve tratamento para preservar rim em caso de câncer
Notícias ao Minuto Brasil

07:48 - 12/02/21 por Agência Brasil

Lifestyle Estudo

Umaperspectiva de tratamento inovadora, que preserva o rim, pode ser nova aliada no combate aotumor urotelial do trato superior,quese localiza no revestimento interno do rim, ureter ou bexiga.

Estudo em fase 1 mostrou evidências promissoras daterapiafotodinâmica, comalvovascular com agente fotossensibilizador, para eliminar o tumor com uma ou, no máximo, duas sessões. A informação é dourologistaLucas Nogueira, um dos responsáveis pela pesquisa feita peloMemorial Sloan-Kettering Cancer Center (MSKCC), em Nova York, onde é pesquisador visitante.

Os primeiros resultados do estudo serão apresentados no American Society of Clinical Oncology Genitourinary Cancers Symposium, Congresso Mundial de Oncologia Genitourinária, que acontece atéamanhã (13) nos Estados Unidos, no formatoonlinedevido à pandemiade covid-19.

A terapia usa uma substância derivada da clorofila, chamada de padeliporfina, quena presença de luz de diodo com comprimento de onda de 753 nanômetros (nm)no local, provoca uma reação trombótica matando o tumor por falta de oxigenação, além de estimular o sistema imunológico contra o câncer. “É como se ocorresse um infarto naquela região. O tumor necrosa e desaparece em um período de até 30 dias”, explicouo médico.

O procedimento minimamente invasivo, que pode ser realizado com sedação profunda em ambiente de penumbra, dura cerca de 20 minutos e o pacientevaipara casa com a recomendação de não se expor ao sol e se hidratar. “A substância injetada na corrente sanguínea é fotossensível, com atividade entre 30 minutos e uma hora. Mas recomendamos não se expor ao sol por 24 horas. A hidratação serve para eliminação mais rápida da substância pela urina”,afirmou Nogueira.

De acordo com o pesquisador, os dados do estudo fase 1,feito em 16 pacientes doMemorial Sloan-Kettering Cancer Center,mostram que em 64% dos casos o tumor não foi detectado após 30 dias e em 29%, foi preciso fazer umasegundasessão. Dos que fizeram asegundasessão, 67% tiveram a remissão completa do tumor. Após 11,5 meses de seguimento, 93% dos pacientes mantiveram o rim que tinha sido afetado pelo câncer, e a função renal não foi significativamente afetada.

“Esse resultado é uma esperança muito grande para esse paciente quehojese vê sem alternativa eficaz para manutenção do rim, visto que muitos deles vão precisar de quimioterapia e, para isso, necessitam de função renal adequada”,afirmouLucas Nogueira.

Segundo o médico, além de não ser necessárioretirar o rim para evitar a progressão da doença,outro benefício do tratamento é manter baixa toxicidade localizada, ao contrário do tratamento endoscópico a laser, que tem alta reincidência do tumor e toxicidade local maior. A contraindicação é para pacientes com distúrbios de coagulação ou que fazem uso de anticoagulante.

Conforme o pesquisador, oresultado promissor levou a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora americana, a autorizar a realização de estudo fase 3, sem a necessidade de fazer a fase 2. A nova fase do estudo começa em abrilcom 100 pacientes,vai envolver cerca de 20 centros localizados nos Estados Unidos, na Europa e em Israele deve durar cerca de dois anos.

De acordo com o urologista, seessesresultadosse mantiveremna fase 3, o tratamentopoderáser avaliado pela FDA para uso na populaçãoem geral daqui a cerca de três anos. “É um tratamento que não demanda anos de aprendizagem para ser colocado em prática, pois é realizado por ureteroscópio flexível, equipamento já de conhecimento dos especialistas da área.”

A terapia inovadora também está sendo estudada no MSKCC, no tratamento de tumores de próstata de risco intermediário, bexiga, esôfago, pâncreas e pulmão. Na Europa, já é aprovada para o tratamento de câncer de próstata de baixo risco.

Segundo Lucas Nogueira, o câncer urotelial do trato alto é duas vezes mais comum em homens, principalmente a partir dos 60 anos. Entre os principais fatores de risco estão tabagismo, história de câncer de bexiga e exposição ocupacional a agente químico (petroquímica, plástico, tinta) e ser portador da Síndrome de Lynch.

O câncer urotelial de trato alto é assintomático, de difícil diagnóstico, sendo descoberto muitas vezes em estágio avançado devido ao aparecimento de sangue na urina. Dor na lateral do corpo, provavelmente devido à obstrução da urina, é asegundacausa de descoberta da doença. Outros sintomas são aumento da frequência urinária, urgência urinária e dor ao urinar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório