Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira

O Prouni acontece sempre duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre

Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira
Notícias ao Minuto Brasil

18:02 - 28/02/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil ProUni

Interessados em entrar na lista de espera de bolsasde estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) devemacessar apágina de inscrição,com seu número e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recentenestasegunda(1º) eterça-feira (2)emanifestarinteresse em participardo processo.

Diferentemente da segunda chamada, a espera não é automática. A inclusão na lista é exclusiva aos candidatos que participaram daquele processo seletivo do Prouni 2021 e não está aberta a novos inscritos.

O Prouni acontece sempre duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre.Quem não for chamado em lista de espera, cujo resultado será divulgado em5 de março,tem que esperar até a edição seguinte para tentar novamente.Essa etapacomporta todas as vagas não preenchidasdentre as 162 mil oferecidas duranteprimeira esegundachamadas desta edição doProuni.

No caso de candidatos pré-selecionados em lista de espera, operíodo para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição é de 8 a12 de março.Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de atétrêssalários mínimos por pessoa.

Os cursos disponíveis na lista de esperavariam em cada edição.Como os resultados da espera vão sendo divulgados aos poucos, conformea disponibilidade de vagas, ointeressadodeve acessaro sistema todos os dias, até o encerramento do período, para ver se foi contemplado. O Ministério da Educaçãonão envia mensagensinformando sobre a aprovação.Caso pré-aprovado, o candidato também deve ficar atento ao prazo para a apresentardocumentaçãoexigida comocomprovantes de renda, identificaçãopessoal, endereço e escolaridade.

Criado para permitir o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior,só podem pleitearuma bolsacandidatos que fizeramo Enem mais recente e obtiverampelo menos 450 pontos na média das provas, semterzerado a redação.Também é necessário comprovarrenda familiar bruta mensal de, no máximo, trêssalários mínimos por pessoae nãoterdiploma de nível superior.

O candidato também precisa se encaixar em um dos pré-requisitos abaixo:

Campo obrigatório