Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coronavírus: prefeito do Rio quer vacinar até outubro todos os maiores de 18 anos

Ele ressaltou, porém, que isso depende de não haver atrasos na entrega das vacinas, o que tem sido comum e causado alterações frequentes no calendário nacional de vacinação

Coronavírus: prefeito do Rio quer vacinar até outubro todos os maiores de 18 anos
Notícias ao Minuto Brasil

08:22 - 13/05/21 por Estadao Conteudo

Brasil Vacinação

Apesar da dificuldade de o Brasil acelerar a campanha de vacinação contra a covid-19, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), disse na noite desta quarta-feira, 12, que pretende imunizar todos os moradores do Rio com 18 anos ou mais até 23 de outubro deste ano. Ele ressaltou, porém, que isso depende de não haver atrasos na entrega das vacinas, o que tem sido comum e causado alterações frequentes no calendário nacional de vacinação.

"Temos recebido de forma regular e em mais quantidade as vacinas, especialmente a Astrazeneca. Isso nos permite ter mais previsibilidade na divulgação desse calendário", escreveu o prefeito nas redes sociais. "Pretendemos ao longo das próximas duas semanas terminar a vacinação de todas as pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente. Depois disso voltaremos à vacinação por idade. Não havendo mais qualquer atraso na entrega das vacinas, pretendemos até outubro ter aplicado a primeira dose em todos os cariocas acima de 18 anos de idade. Vamos continuar trabalhando duro e perseguindo esse calendário", afirmou Paes.

Junto com o texto, o prefeito publicou os calendários previstos de vacinação de maio a outubro. Segundo essa previsão, a vacinação de grupos prioritários termina em 29 de maio. Em 31 de maio deve recomeçar a vacinação por idade, a partir dos 59 anos, reservando três dias para cada idade - o primeiro reservado às mulheres, o seguinte aos homens e o terceiro a todos. Assim, em 30 de junho deve terminar o atendimento às pessoas com 51 anos. Em julho serão atendidas pessoas de 50 a 42 anos, em agosto de 41 a 33 anos, em setembro de 33 a 24 anos e em outubro de 24 a 18 anos.

Horas antes, a prefeitura havia anunciado o atraso na aplicação da segunda dose de Coronavac (vacina para covid-19 produzida no Brasil pelo Instituto Butantan) a pessoas com 64 e 65 anos. Inicialmente prevista para a quinta-feira (13), ela foi adiada para sexta-feira, dia 14.

Campo obrigatório