Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil perde 2 vagas em Tóquio após mudança na classificação da Fina

O país perdeu duas vagas garantidas na Copa do Mundo de Saltos Ornamentais (evento Pré-Olímpico) realizada no início deste mês em Tóquio (Japão)

Brasil perde 2 vagas em Tóquio após mudança na classificação da Fina
Notícias ao Minuto Brasil

13:15 - 19/05/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Esporte Olimpíadas

O Brasil perdeu duas das quatro vagas olímpicas garantidas na Copa do Mundo de Saltos Ornamentais (evento Pré-Olímpico) realizada no início deste mês em Tóquio (Japão). Na semana passada, a Federação Internacional de Natação (Fina) comunicou a desclassificação dos atletas Isaac Souza (plataforma de 10 metros) e Luana Lira (trampolim de 3m), em notificação enviada à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)). Segundo a Confederação Olímpica do Brasil (COB), a Fina alterou as regras de classificação após a realização do Pré-Olímpico. 

“A Fina deu uma nova interpretação à regra de classificação durante a Seletiva em Tóquio, informando que teve que fazer isso porque o número de atletas classificados pelo critério sempre utilizado estourou o máximo permitido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Agora estão querendo considerar classificados os finalistas. Antes eram os semifinalistas do pré-olímpico. O COB ainda aguarda comunicação oficial e o desenrolar das ações tomadas pela CBDA) para se posicionar”, afirmou o COB, na manhã desta quarta-feira (19).

A saltadora Luana Lira foi a primeira a assegurar a vaga olímpica, no último dia 3, ao chegar à semifinal da prova de trampolim de 3 metros, terminando em 18º lugar (os 18 primeiros colocados asseguravam a classificação a Tóquio). No mesmo dia, Isaac Souza também carimbou a vaga ao avançar à semifinal. plataforma de 10m, concluindo sua participação também na 18ª posição na classificação geral.  

Outros dois saltadores se classificaram aos Jogos Olímpicos durante a Copa do Mundo: Kawan Pereira e Ingrid Oliveira, ambos na plataforma de 10m. 

A CBDA afirmou que só irá se pronunciar sobre o assunto após esgotar todas as tentativas de enviar os aos Jogos Olímpicos.

Com informações da Agência

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório