Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Defesa Civil diz que tempestade em Santa Catarina formou tornado

Segundo os meteorologistas, a velocidade do vento chegou a 123 quilômetros por hora

Defesa Civil diz que tempestade em Santa Catarina formou tornado
Notícias ao Minuto Brasil

12:55 - 30/05/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil SC

A Defesa Civil de Santa Catarina informa que identificou uma supercélula de tempestade, responsável pela formação de um tornado” que atingiu regiões próximas ao município de Campos Novos, no meio-oeste do estado. Segundo os meteorologistas, a velocidade do vento chegou a 123 quilômetros por hora.

Avisos meteorológicos já haviam sido emitidos pela Defesa Civil do Estado, segundo o qual “tempestades intensas” teriam atingido diversas regiões catarinenses. “A situação foi provocada pelo avanço de uma frente fria combinada a uma área de baixa pressão”, informou o serviço.

Houve registros de granizo, raios, além de núcleos de chuva e vento intensos. Nas regiões mais afetadas, localizadas no meio-oeste, houve destelhamentos de residências, queda de postes e de estruturas metálicas, além de tombamento de veículos.

Diante da situação, a prefeitura de Campos Novos decretou situação de emergência. “Estragos de menor porte e problemas no fornecimento de energia elétrica, devido a queda de linhas de distribuição, também foram registrados em outros municípios”, informou, em nota, a Defesa Civil de Santa Catarina, que deslocou equipes em apoio às unidades de defesa civil das cidades atingidas.

Até a manhã deste domingo (30), 256 residências foram afetadas em seis bairros, dez famílias ficaram desalojadas e 20 indústrias foram atingidas.

Com informações da Agência Brasil

Campo obrigatório