Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Abdulrazak Gurnah, Nobel de Literatura, pensou que ligação da academia era trote

Abdulrazak Gurnah, Nobel de Literatura, pensou que ligação da academia era trote

Abdulrazak Gurnah, Nobel de Literatura, pensou que ligação da academia era trote
Notícias ao Minuto Brasil

17:30 - 07/10/21 por Folhapress

Cultura ABDULRAZAK-GURNAH

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Eu pensei que fosse um trote", afirmou o escritor Abdulrazak Gurnah em entrevista ao diretor científico da Academia Sueca, Adam Smith, nesta quinta (7). Na breve conversa divulgada no site da instituição, o autor contou como foi surpreendido ao receber, mais cedo, uma ligação de Mats Malm, secretário permanente da Academia, pela qual soube que ele havia vencido o prêmio Nobel de Literatura.

"[Malm] me ligou há dez ou 15 minutos. Eu realmente não acreditei, porque esse tipo de coisa é normalmente ventilada com semanas, às vezes meses de antecedência, a respeito de quais serão os candidatos... Então não era algo que estava na minha mente. Eu estava pensado: 'Quem vai ganhar agora?'", disse Gurnah.

Em seguida, o autor comentou os temas que conectam questões contemporâneas a aspectos trabalhados em seus livros, como a separação entre culturas e imigração, uma vez que ele próprio é tanzaniano, vive no Reino Unido e é considerado expoente da literatura pós-colonial. Em relação à crise de refugiados, a razão pela qual o problema é tão complexo para a Europa seria, em suas palavras , "uma espécie de mesquinhez" do continente que o impede de acolher mais pessoas.

"Elas não chegam de mãos abanando. Muitas delas são pessoas talentosas, cheias de energia, que têm algo a oferecer. Você não pode tachá-las apenas de vítimas da pobreza, mas deve prover auxílio para quem necessita. São pessoas que têm algo com o qual contribuir", ele disse, enquanto ainda acompanhava de sua casa a premiação.

Enquanto dava o depoimento a Smith, o autor ainda foi interrompido pela ligação de outro jornalista, dessa vez da BCC, a quem pediu licenças: "Imagino que você tenha visto a notícia, é isso? Estou com a Academia Sueca aqui, te ligo em cinco minutos, bye bye".

Campo obrigatório