Imagens impressionantes de tempestades vistas do Espaço

Furacões, ciclones e tempestades vistos a partir de uma perspetiva única.

©

Imagens impressionantes de mau tempo vistas do espaço

Furacões, ciclones e tempestades são alguns dos fenómenos naturais mais assustadores e destrutivos que a Mãe Natureza pode lançar sobre nós. É mau o suficiente estar no mar ou em terra quando um desses monstros aparece, mas nem temos ideia do tamanho do que está por vir até o vermos de cima.

Clique na galeria e dê uma olhada em algumas das maiores tempestades dos últimos tempos fotografadas do espaço.

©

Getty Images

Ciclone tropical Bansi

Uma imagem verdadeiramente assustadora da atividade de trovoada vista à noite na parede do olho do Ciclone Tropical Bansi enquanto a tempestade se dirigia para leste sobre Madagáscar em janeiro de 2015.

©

Public Domain 

Furacão Rita

O furacão Rita é o ciclone tropical mais intenso já registado no Golfo do México. Atingiu a Categoria 5 em 21 de setembro de 2005.

©

Public Domain 

Tempestade de areia

Esta enorme tempestade de areia varreu o deserto do Namibe em 2017. Vista de cima, uma tempestade de areia pode não parecer tão forte quanto realmente é. (Foto: Wikimedia/CC BY-SA 4.0)

©

Wikimedia/Creative Commons

Furacão Floyd

Chegando à Categoria 4, o furacão Floyd é visto em setembro de 1999 deslocando-se para oeste no Oceano Atlântico, a nordeste das Pequenas Antilhas em direção às Baamas e à costa leste dos Estados Unidos.

©

Getty Images 

Tempestade multicelular

Uma série de tempestades multicelulares paira sobre o rio Paraná, no sul do Brasil.

©

Public Domain 

Furacão Mitch

O furacão Mitch continua a ser o segundo furacão mais mortal do Atlântico já registado, causando mais de 11 000 mortes na América Central em outubro de 1998. Um furacão de Categoria 5, é retratado na foto na sua máxima intensidade em 26 de outubro.

©

Public Domain 

Tempestade Glória

A Tempestade Glória no oeste do Mar Mediterrâneo em 21 de janeiro de 2020. Parando por vários dias na Península Ibérica e nas Ilhas Baleares, Glória causou vastos danos nessas áreas.

©

Public Domain 

Depressão da Islândia

O Depressão da Islândia é um centro semipermanente de baixa pressão atmosférica entre a Islândia e o sul da Gronelândia. É muitas vezes fotografado com esta forma em espiral perfeita.

©

Public Domain 

Furacão Isabel

O Furacão Isabel, uma das tempestades mais fortes, mortais e destruidoras da temporada de furacões no Atlântico em 2003.

©

Public Domain 

Furacão Isabel

O olho aparentemente calmo do furacão Isabel.

©

Getty Images 

A Tempestade de Neve Norte-Americana

A Tempestade de Neve Norte-Americana de janeiro de 2018 foi uma forte tempestade de neve que causou graves perturbações ao longo da costa leste dos Estados Unidos e Canadá. Os poderosos ventos atingiram áreas costeiras com neve pesada e ventos fortes, da Flórida ao Maine.

©

Public Domain 

Tufão Trami

A intensidade do tufão Trami atingiu o pico em 25 de setembro de 2018, ao sul de Okinawa, no Japão. Na imagem, vê-se o assustador olho da tempestade, como se alguém tivesse retirado a gigantesca tampa do ralo do planeta. (Foto: Flickr/CC BY-SA 2.0)

©

Flickr/Creative Commons 

Baixa pressão

Um sistema climático de baixa pressão acumula-se no Médio Oriente em 26 de março de 2003. A poeira é visível soprando do deserto e deslocando-se para sudeste.

©

Getty Images

Tempestade de neve

A gigantesca tempestade de neve que atingiu o nordeste dos Estados Unidos de 29 a 30 de dezembro de 2016 teve o seu centro de baixa pressão a norte dos Grandes Lagos e estava a deslocar-se para leste. (Foto: Flickr/CC BY-NC 2.0)

©

Flickr/Creative Commons 

Furacão Dorian

O furacão Dorian foi um furacão do Atlântico de Categoria 5 extremamente poderoso e devastador, que se tornou o ciclone tropical mais intenso já registado a atingir as Baaamas. Na foto, o olho do furacão em 1 de setembro de 2019. (Foto: Flickr/CC BY-NC 2.0)

©

Flickr/Creative Commons

Ciclone tropical Iggy

No final de janeiro de 2012, o ciclone tropical Iggy varreu Java, Bali e Lombok, na Indonésia, antes de enfraquecer e se encaminhar para terra firme entre Geraldton e Perth, na Austrália. (Foto: Flickr/CC BY 2.0)

©

Flickr/Creative Commons

Furacão Jova

O furacão Jova foi um forte furacão do Pacífico que atingiu a cidade de Jalisco, no México, em 12 de outubro de 2011. A ponta sul da Baixa Califórnia (México) é visível na parte superior da imagem.

©

Public Domain 

Tempestade de areia

Em janeiro de 2005, um sistema climático que trouxe neve e gelo para o o centro-oeste americano também provocou uma tempestade de poeira no oeste do Texas e no leste do México. Os ventos associados a essa frente fria também acenderam as chamas dos incêndios na região.

©

Getty Images 

Tempestade tropical Bonnie

A tempestade tropical Bonnie sobre o Golfo do México, na foto em 11 de agosto de 2004, a cerca de 370 149 km acima da Terra.

©

Getty Images

Baixa polar

Uma baixa polar de dezembro de 2009 sobre o Mar do Japão trouxe fortes ventos e nevões a Hokkaido e Sakhalin.

©

Public Domain 

Furacão Gustav

Em 2008, o Furacão Gustav causou sérios danos e baixas no Haiti, República Dominicana, Jamaica, Ilhas Caimão, Cuba e Estados Unidos. É fotografado a chegar ao Haiti em 26 de agosto.

©

Public Domain 

Temporada de tufões do Pacífico

Dois ciclones tropicais giram pelo oceano durante a temporada de tufões do Pacífico em 2019.

©

Public Domain 

Tempestade tropical Franklin

A tempestade tropical Franklin, um exemplo de ciclone tropical fortemente cisalhado na bacia de furacões do Atlântico Norte, aproximando-se das Baaamas em 2005.

©

Public Domain 

Ciclone extratropical

Um poderoso ciclone extratropical (que está ou se desenvolve fora dos trópicos) que se aproxima do sul da Austrália em 28 de dezembro de 2016. Os ciclones extratropicais giram no sentido dos ponteiros do relógio no Hemisfério Sul, tal como os ciclones tropicais.

©

Public Domain 

Nuvens pirocúmulo

Uma nuvem pirocúmulo é um tipo de nuvem cúmulo-nimbo que se forma acima de uma fonte de calor, como um incêndio ou erupção vulcânica, ou até uma bomba atómica.

©

Public Domain 

Tufão Lan

Tufão Lan na sua máxima intensidade em 21 de outubro de 2017, localizado no sudeste das ilhas Ryukyu no Japão.

©

Public Domain 

Ciclone extratropical

Outro exemplo de um poderoso ciclone extratropical com força de tufão, este fotografado a leste da Península de Kamchatka, no extremo oriente da Rússia, em 24 de outubro de 2017.

©

Public Domain 

Furacão Alex

Em 14 de janeiro de 2016, uma depressão tropical no leste do Atlântico tomou a forma do furacão Alex, tornando-se o primeiro furacão na bacia desde 1938. Na foto: o furacão Alex na sua máxima intensidade no sul dos Açores.

Veja também: Sinais de alerta da Natureza antes de um desastre

©

Public Domain

Tech Espaço 22/05/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil


Furacões, ciclones e tempestades são alguns dos fenômenos naturais mais assustadores e destrutivos que a Mãe Natureza pode lançar sobre nós.

PUB

Seja no mar ou em terra, é assustador quando um destes 'monstros' aparece mas nem temos ideia da dimensão da tempestade até a vermos de cima.

Na galeria acima pode ver algumas das maiores tempestades dos últimos tempos fotografadas a partir do Espaço.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Tech Ciência Há 19 Horas

Cientistas avaliam usar sal em nuvens para conter aquecimento do mar

Tech cyberflashing Há 16 Horas

Fotos íntimas sem consentimento: entenda o crime de cyberflashing

Tech WhatsApp Há 23 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

Tech Espaço 03/05/24

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol