MP pede esclarecimentos a colégios de Campinas após surto de Covid

O promotor Rodrigo Augusto de Oliveira pede informações a respeito dos protocolos de segurança sanitárias adotadas pelas escolas para prevenção à disseminação do novo coronavírus

© Pixabay

Brasil São Paulo 05/02/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A suspensão das aulas em dois colégios particulares de Campinas (93 km de SP) após registro de casos de Covid-19 levou o Ministério Público Estadual a pedir esclarecimentos para os responsáveis pelas duas unidades e também à Diretoria de Ensino.

PUB

No procedimento, o promotor Rodrigo Augusto de Oliveira pede informações a respeito dos protocolos de segurança sanitárias adotadas pelas escolas para prevenção à disseminação do novo coronavírus e dá prazo de 10 dias para o envio das respostas. Ele ainda determinou que a Vigilância Sanitária fizesse vistoria nas duas escolas e enviasse o relatório ao MP.

As aulas no colégio Jaime Kratz, em Campinas, foram suspensas na segunda-feira (1)após confirmação de que 37 funcionários e cinco alunos testaram positivo para a doença. Com isso, as aulas presenciais foram suspensas até o dia 18 de fevereiro e acontecerão de forma remota.

A unidade estava com as portas abertas desde o dia 25 de janeiro em sistema de rodízio. O colégio conta com 1.300 estudantes matriculados.

Também de Campinas, o colégio Farroupilha registrou dois casos: uma professora e a filha dela, ambas da educação infantil. As aulas presenciais na unidade foram suspensas até o dia 14 de fevereiro.

Tanto a Prefeitura de São Paulo quanto o governo estadual criaram grupos para acompanhar a volta às aulas nas redes municipal e estadual de ensino.

No caso da prefeitura, o comitê é composto por sete profissionais: três da secretaria municipal de Educação e quatro da Saúde. Entre outras atividades, eles irão fiscalizar se os protocolos sanitários foram adotados corretamente nas unidades escolares da cidade de São Paulo. Eles também acompanharão casos confirmados e suspeitos de Covid-19, além de adotar as medidas necessárias para impedir surtos.

No estado, o grupo tem caráter consultivo e reúne especialistas das áreas de pediatria, infectologia e epidemiologia, entre eles Helena Sato, médica pediatra e Coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; Marco Aurélio Palazzi Sáfadi.

Segundo o governo estadual, eles irão monitorar e orientar as ações de prevenção, vigilância e controle da Covid-19 nas unidades escolares do estado e também das escolas municipais e particulares.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 17 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

justica Goiânia Há 18 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 16 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Bioparc Há 9 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Guerra Há 14 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 18 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

esporte França Há 15 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt