Clubes se reúnem nesta segunda-feira e buscam resolver impasse no Paulistão

O encontro emergencial foi marcado após a prorrogação do período de proibição de jogos no território estadual até o dia 11 de abril

© Shutterstock

Esporte Paulistão 29/03/21 POR Estadao Conteudo

Nova reunião entre a Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes, nesta segunda-feira, às 10 horas, deve definir o futuro do Campeonato Paulista. O encontro emergencial foi marcado após a prorrogação do período de proibição de jogos no território estadual até o dia 11 de abril. Antes, a suspensão das partidas do torneio terminaria nesta terça.

PUB

A federação conta com o apoio da CBF para encontrar locais que possam receber os confrontos do Estadual. O presidente da entidade nacional, Rogério Caboclo, defende que os jogos de futebol não devem ser paralisados, mesmo com o avanço da pandemia do novo coronavírus no País, com mais de 300 mil mortes. Para o dirigente, os mandos de campo têm de ser remanejados para Estados onde as atividades esportivas coletivas ainda estão liberadas.

As negociações da FPF na tentativa de convencer o governo de São Paulo e o Ministério Público a voltarem atrás e permitir a continuidade do futebol já foram encerradas. A gestão do governador João Doria (PSDB), inclusive, já reclamou publicamente da sofrer "pressão enorme" para liberar o futebol no Estado.

Como quase 50 partidas do Paulistão foram afetadas pela paralisação, a tendência é de que na reunião desta segunda-feira seja definido que o Estadual não terminará mais na data prevista inicialmente, que é 23 de maio. No ano passado, também por causa da covid-19, a final do campeonato foi disputada apenas em agosto.

Mesmo diante da dificuldade de transferir as partidas do Paulistão para outras praças, está descartado neste momento o encerramento precoce do torneio, a exemplo do que ocorreu semana passada com o Campeonato Potiguar, o primeiro Estadual do País cancelado em 2021 por causa da pandemia. Os clubes querem manter a competição para garantir as cotas dos direitos de transmissão da TV.

DIFICULDADES - Até agora, a federação conseguiu que apenas duas partidas do Estadual fossem disputadas em meio à suspensão de jogos em São Paulo: o Corinthians enfrentou o Mirassol em Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro, cidade que também recebeu o confronto entre São Bento e Palmeiras.

Para conseguir levar as duas partidas para o município fluminense, a federação fez a doação de 10 monitores e 10 ventiladores pulmonares para montar 10 leitos de UTI na rede pública da cidade no atendimento a pacientes com covid-19.

O jogo entre Ponte Preta e Santos, que seria disputado na última quinta-feira, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, precisou ser suspenso na véspera diante de medidas de restrição impostas pela prefeitura da capital fluminense. O mesmo já havia ocorrido com o jogo do Palmeiras contra o São Bento, antes marcado para Belo Horizonte.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 10 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

justica Goiânia Há 11 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

brasil Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

mundo Olivier Masurel Há 9 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Guerra Há 7 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 11 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

esporte França Há 8 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt

fama Kendall Jenner Há 9 Horas

Kendall Jenner usa vestido inédito da Givenchy no Met Gala