Ciclista negro alvo de ação de PMs: 'Não precisavam ter me algemado'

A abordagem gerou uma série de críticas na internet e comparações com casos semelhantes, de racismo e violência policial

© Reprodução

Justiça Vídeo 30/05/21 POR Estadao Conteudo

Um vídeo publicado em redes sociais na sexta-feira, 28, mostra o momento em que dois policiais militares abordam um jovem negro que gravava manobras com uma bicicleta em um espaço público de Cidade Ocidental, no interior de Goiás. A dupla aponta uma arma para o ciclista e chega a algemá-lo, sem informar o motivo. A abordagem gerou uma série de críticas na internet e comparações com casos semelhantes, de racismo e violência policial.

PUB

“Eu estava só me divertindo no meu horário de lazer. Fiquei muito constrangido porque tinha crianças lá olhando eu fazer a manobra no parquinho, tinha pais lá, tinha gente fazendo caminhada", disse. 

"Eu acho que não precisavam ter me algemado, terem me tratado da forma que eles me trataram”, desabafou o jovem em entrevista ao site G1.

O caso foi gravado pelo próprio celular do ciclista, Filipe Ferreira, que filmava manobras de bicicleta para o canal que mantém no Youtube (o número de inscritos era de 21 mil às 10h30 deste sábado, 29). Nas imagens, ele é parado pelos policiais, que descem de uma viatura. Um deles diz: "Desce da bike aí".

O jovem pergunta o motivo. Um dos PMs responde, que é "porque eu ‘tô’ mandando" e, então, aponta uma arma e manda que o rapaz coloque a mão na cabeça.

Na sequência, Filipe mais uma vez pergunta o porquê, enquanto o PM repete "coloca a mão na cabeça" e, depois, o outro diz "isso é uma abordagem". Um dos policiais então afirma que o rapaz será preso se não obedecer, momento em que o jovem vira para o celular e fala: "Olha como eles estão me tratando".

Os policiais insistem, enquanto o jovem questiona: "Para que me tratar desse jeito enquanto eu ‘tô’ filmando aqui o meu rolê?". Ele pede para o policial parar de apontar a arma, mas o PM responde mais uma vez para que coloque a mão na cabeça. O jovem, então, tira a camisa para mostrar que não está escondendo algum objeto e fala: "Só ‘tô’ dando o meu rolê, de bike".

Ele, então, é ordenado a virar de costas. Quando questiona o motivo de ser algemado, um dos PMs afirma: "E resiste para você ver o que vai acontecer contigo".

Ainda de acordo com o G1, em nota, a Polícia Militar informou que está “verificando todas as informações relativas a este fato” para se posicionar sobre o que aconteceu

O vídeo da abordagem foi compartilhado por milhares de perfis nas redes sociais, incluindo influenciadores, artistas e professores universitários, como Daniela Mercury, Felipe Neto e Silvio Almeida. Nos comentários, foram feitas comparações a casos de racismo e abordagem policial violenta no Brasil e outros países.

Alguma vez esta abordagem policial violenta já aconteceu com um jovem branco de bike no parque Ibiraquera ou numa praça no Jardim Europa em SP? https://t.co/btrtZg0CNH

— Thiago Amparo (@thiamparo) May 29, 2021

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 10 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

justica Goiânia Há 11 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

brasil Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

mundo Olivier Masurel Há 9 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Guerra Há 7 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 11 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

esporte França Há 8 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt

fama Kendall Jenner Há 9 Horas

Kendall Jenner usa vestido inédito da Givenchy no Met Gala