Com o VAR, Athletico-PR vence o América em Cali e larga na frente nas oitavas

Nikão fez o único gol da partida no segundo tempo

© Getty Images

Esporte Athletico-PR 14/07/21 POR Estadao Conteudo

Numa partida segura defensivamente e com o VAR em ação, o Athletico-PR venceu o América de Cali (COL) por 1 a 0, na noite desta terça-feira, no estádio Hernán Ramírez Villegas, em Cali (Colômbia), pelo confronto de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Nikão fez o único gol da partida no segundo tempo.

PUB

O duelo de volta entre os times acontecerá na próxima terça-feira, dia 20, às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). O Athletico-PR jogará por um empate para avançar, enquanto os colombianos terão que vencer por dois gols de diferença. Em caso de vitória do América de Cali por 1 a 0, a vaga será definida nos pênaltis.

Quem avançar deste confronto terá pela frente LDU (EQU) ou Grêmio, que se enfrentaram mais cedo e o time brasileiro venceu por 1 a 0, no Equador.

Os dois times fizeram um primeiro com baixo nível técnico e consequentemente sem grandes oportunidades de gol. Eles apostaram na forte marcação e esperaram o erro adversário para chegar ao ataque. O resultado disso? Apenas um chute em direção ao gol.

Aos 31 minutos, Cortéz ganhou pelo alto dos defensores brasileiros e cabeceou à queima-roupa para um verdadeiro milagre do goleiro Bento, substituto de Santos, convocado para disputar a Olimpíada de Tóquio.

O Athletico-PR foi pouco efetivo com a bola nos pés e sofreu com a formação escolhida pelo técnico António Oliveira, que optou por utilizar David Terans no ataque e deixar Matheus Babi e Renato Kayzer no banco de reservas.

No segundo tempo, porém, o time paranaense mudou sua postura e logo aos dois minutos assustou os donos da casa. Thiago Heleno lançou Vitinho, ele passou pela marcação e finalizou para as redes. Contudo, o VAR foi acionado e anulou o gol após assinalar falta de David Terans na origem do lance. Ele teria ajeitado a bola no braço.

Mais ligado em campo o time brasileiro seguiu no ataque e viu o árbitro marcar pênalti, com ajuda do VAR, após a bola bater no braço de Ureña aos 23 minutos. Quatro minutos depois, Nikão foi para a cobrança e não desperdiçou.

Atrás no placar, o América foi para cima do Athletico-PR e quase empatou aos 39, num cabeceio de Adrián Ramos que passou rente a trave de Bento, com a vitória parcial sendo mantida até o apito final.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA DE CALI (COL) 0 X 1 ATHLETICO-PR

AMÉRICA DE CALI (COL) - Graterol; Arrieta, Marlon Torres, Kevin Andrade, Pablo Ortiz e Héctor Quiñones; Paz (Batalla), Ureña e Moreno; Cortéz (João Rodriguez) e Adrián Ramos. Técnico: Juan Carlos Osorio.

ATHLETICO-PR - Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo; Khellven (Marcinho), Léo Cittadini (Erick), Richard e Nicolas; David Terans (Matheus Babi), Nikão e Vitinho (Carlos Eduardo). Técnico: António Oliveira.

GOL - Nikão, aos 27 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - José Argote (VEN).

CARTÃO AMARELO - Ureña (América de Cali); Zé Ivaldo, Marcinho e Léo Cittadini (Athletico-PR).

LOCAL - Estádio Hernán Ramírez Villegas, em Cali (Colômbia).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 14 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

justica Goiânia Há 15 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 14 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Guerra Há 12 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

mundo Bioparc Há 6 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 16 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

esporte França Há 13 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt