Comissão apresenta queixa-crime contra Mario Frias por incêndio na Cinemateca

A Comissão pediu ao Tribunal de Contas da União uma auditoria nas ações da secretaria liderada pelo ex-ator de "Malhação"

© Reprodução

Cultura Secretário 04/08/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Comissão de Cultura da Câmara aperta o cerco contra Mario Frias em duas frentes. Nesta terça, o colegiado entrou com uma queixa-crime contra o secretário especial da Cultura por causa do incêndio na Cinemateca Brasileira. Além disso, pediu ao Tribunal de Contas da União uma auditoria nas ações da secretaria liderada pelo ex-ator de "Malhação".

PUB

Sobre o incêndio que destruiu toneladas de documentos e fez desabar o teto do depósito da Cinemateca, em São Paulo, o texto endereçado ao Ministério Público diz que "o que poderia ser mais um grande infortúnio tem um componente de negligência e descaso das autoridades federais, que vêm ignorando a necessidade tanto de investimentos quanto da preservação do patrimônio cultural do país, notadamente em relação à Cinemateca Brasileira."

A queixa-crime é assinada por 14 deputados –dentre os quais Alice Portugal, do PCdoB da Bahia, David Miranda, do PSOL do Rio de Janeiro, e Túlio Gadêlha, do PDT de Pernambuco– e pede a instauração de um inquérito para apurar uma possível improbidade administrativa por parte do Estado em relação à manutenção da Cinemateca e também que o MPF instaure uma investigação criminal independente da que está sendo feita pela Polícia Federal.

Já o pedido de auditoria demanda do TCU uma ampla fiscalização das atividades da Secretaria Especial da Cultura e afirma que o órgão alinha o setor da cultura "a um projeto ideológico autoritário, voltado para retirar da pauta a diversidade cultural e a liberdade de criação e pensamento daqueles que não se alinham com os valores propostos pelo atual governo".

O documento lista seis pontos a serem auditados, dentre os quais se o atual número de funcionários do órgão é suficiente para o cumprimento de suas tarefas, se é possível identificar censura a projetos inscritos na Rouanet, quais impactos no setor cultural a redução de orçamento na área está tendo e por que o edital de chamamento da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, a Cnic, ainda não foi publicado.

A Cnic é um colegiado com membros da sociedade civil que avalia e dá decisões finais sobre quais projetos culturais estão aptos ou não para captar verbas via renúncia fiscal, e sua última reunião foi em março.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 16 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

brasil Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

justica Goiânia Há 17 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 15 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Bioparc Há 8 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Guerra Há 14 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

brasil CHUVA-RS Há 16 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 18 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

esporte França Há 15 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt