Apple, Samsung e outras empresas proíbem uso de ChatGPT por funcionários

Outras companhias como a Accenture dizem que o uso de inteligência artificial pode violar a governança da empresa

© Shutterstock

Tech CHAT-GPT 19/05/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Apple proibiu funcionários de usar o ChatGPT e outras plataformas de inteligência artificial (IA) geradora, por estar preocupada com vazamento de dados confidenciais. A empresa trabalha na própria IA para suprir o problema, segundo reportagem do Wall Street Journal desta quinta (18).

PUB

Samsung, JPMorgan Chase, Deutsche Bank e Verizon tomaram decisões semelhantes. A Amazon não só veta o uso do chatbot da OpenAI, mas também recomenda que seus funcionários usem a IA da empresa (Code Whisper) para auxiliar em tarefas de programação.

Outras companhias como a Accenture dizem que o uso de inteligência artificial pode violar a governança da empresa e dão instruções de uso aos seus funcionários.

A Samsung tomou a decisão de vetar o uso do ChatGPT e de outras IAs geradoras, como Bing (Microsoft) e Bard (Google), após trabalhadores compartilharem segredos industriais da empresa com a plataforma.

Documento interno da fabricante coreana de eletroeletrônicos obtido pela Bloomberg indica que a empresa temia não ter controle sobre o armazenamento de informações internas em servidores de terceiros.

Para o professor da Faculdade de Direito da USP Juliano Maranhão, os dados vazados a inteligências artificiais nem sequer podem ser apagados. Como os prompts do ChatGPT, por exemplo, são usados para treinar o modelo de IA, a plataforma aprende a informação entregue.

"A inteligência artificial não faz uma busca como o Google. É um modelo de processamento de linguagem que entrega uma resposta a partir de um comando. Não tem como apagar informações", diz Maranhão, que é especialista em inteligência artificial.

Os modelos de IA, entretanto, precisam de muitos dados sobre determinado tema para entregar respostas precisas.

Procurada pela reportagem, a OpenAI não respondeu o pedido de informação até a publicação do texto.

A startup disponibiliza a opção de desativar o treinamento da inteligência artificial durante o uso do ChatGPT desde o último dia 25. Essa opção desativa o histórico de conversas com a IA, o que limita a experiência.

Segundo a área de dúvidas da plataforma, a startup trabalha em uma solução voltada a negócios para permitir desligar o treinamento da IA sem abrir mão do histórico.

A empresa também afirma em seu site que descarta os dados armazenados pelo ChatGPT a cada 30 dias. Nas configurações do chatbot, é possível baixar um relatório das informações guardadas pela empresa.

A Apple também recomendou que seus desenvolvedores não utilizassem o GitHub Copilot, inteligência artificial que auxilia na escrita de códigos de computação.

Procurado, o GitHub preferiu não comentar o caso. De acordo com o site da ferramenta, o Copilot armazena os códigos e os usa para treinar a própria IA apenas nos planos individuais, vendidos a US$ 10. Os usuários do pacote de negócios não entregam informações de seus programas à plataforma.

Maranhão afirma que as empresas, além de se preocupar com a divulgação de informações sigilosas, precisam se atentar com casos de plágio e divulgação de informações imprecisas por parte de quem usa inteligências artificiais geradoras. "Tudo isso precisa ser checado."

O chefe-executivo da empresa de marketing digital Clearlink, James Clarke, se disse preocupado ainda com trabalhadores remotos que usam IA para ganhar tempo. Sem supervisão, eles poderiam assumir vários empregos. A declaração fez parte de um vídeo interno da Clearlink que vazou.

VEJA EMPRESAS QUE BANIRAM IA GERADORA

- Samsung: ressalva quanto à vazamento de informação estratégica e segredo industrial- Apple: ressalva quanto à vazamento de informação estratégica e segredo industrial- Deutsche Bank: segurança dos dados do banco e dos clientes- Verizon: segurança dos dados do banco e dos clientes- Northrop Grumman: ressalva quanto à vazamento de informação estratégica e segredo industrial- Amazon: recomenda o uso da própria ferramenta Code Whisper- JPMorgan Chase: limitação de uso de software externos imposta pela política do banco- Citigroup e Goldman Sachs: limitação de uso de software externos imposta pela política do banco- Bank of America: limitação de uso de software externos imposta pela política do banco

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 15 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

brasil Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

justica Goiânia Há 16 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 14 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Guerra Há 13 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

mundo Bioparc Há 7 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 16 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

esporte França Há 13 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt