© Getty Images
A porta-voz de Alexei Navalny anunciou, este sábado (24), que o corpo do opositor russo já foi entregue à mãe.
PUB
"O corpo de Alexei foi entregue à sua mãe. Muito obrigado a todos os que exigiram isto connosco", começa por dizer Kira Yarmysh através de uma publicação na rede social X (antigo Twitter).
Contudo, a representante do opositor russo revela que "o funeral ainda está pendente".
"Não sabemos se as autoridades vão interferir para que o funeral se realize como a família quer e como Alexei merece", acrescenta o comunicado, afirmando ainda que serão veiculadas mais novidades assim que possível.
Alexey's body was handed over to his mother. Many thanks to all those who demanded this with us.Lyudmila Ivanovna is still in Salekhard. The funeral is still pending. We do not know if the authorities will interfere to carry it out as the family wants and as Alexey deserves. We…
— Кира Ярмыш (@Kira_Yarmysh) February 24, 2024
Lembrando que há mais de uma semana que Liudmila Navalnaya, a mãe do líder da oposição morto, tentava recuperar os restos mortais do seu filho, que morreu no dia 16 de fevereiro numa prisão numa região remota do Ártico, onde Navalny estava detido.
Segundo a mãe de Navalny, as autoridades impuseram a condição de que o enterro fosse secreto. Segundo observadores, o Kremlin receia que o funeral se torne um acontecimento público, especialmente porque a Rússia deverá realizar eleições presidenciais em meados de março, nas quais se espera que Vladimir Putin volte a triunfar.
"Torturaram-no quando ele estava vivo e agora torturam-no depois de morto", disse Liudmila Navalnaya.
O presidente russo não reagiu à morte do seu principal crítico, que cumpria uma pena de prisão de 19 anos e tinha sobrevivido a um envenenamento.
Desde a invasão da Ucrânia, há dois anos, o Kremlin aumentou a repressão contra todos os seus críticos.
Leia Também: Homem é detido após assassinar três mulheres num bordel em Viena