Entenda regras do TSE para uso de inteligência artificial nas eleições

Com os avanços tecnológicos cada vez mais rápidos, neste ano foram alvo de preocupação temas que na eleição anterior sequer estavam no radar.

© Shutterstock

Tech TSE 05/03/24 POR Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na última terça-feira (27) as 12 resoluções eleitorais com as regras finais para a eleição municipal de outubro. O passo é obrigatório e deve ser realizado até 5 de março, no ano do pleito.

PUB

Por meio desses normativos, os ministros do TSE buscam adaptar o processo eleitoral às mudanças na realidade, embora sempre limitados ao que prevê a legislação eleitoral e a Constituição.

Com os avanços tecnológicos cada vez mais rápidos, neste ano foram alvo de preocupação temas que na eleição anterior sequer estavam no radar. Um exemplo é a inteligência artificial (IA) e seu potencial de turbinar problemas já de difícil controle, como as notícias falsas e a desinformação sobre o processo eleitoral.

Diante da inércia do Congresso em regulamentar o tema, a Justiça Eleitoral decidiu colocar balizas ao uso da IA nas eleições, de modo a tentar proteger a decisão bem informada do eleitor.

As medidas foram bem recebidas pela comunidade jurídica, que viu na iniciativa uma tentativa de adequar o tempo mais lento da criação de normas à velocidade acelerada das atualizações tecnológicas.

“É uma corrida contínua, onde a tecnologia, os métodos de manipulação, evoluem exponencialmente, então as estratégias de defesa devem ser igualmente dinâmicas”, ressalta o advogado Alexander Coelho, especialista em direito digital e proteção de dados.

Há dúvidas sobre a eficácia das regras ante manipulações cada vez mais realistas, mas a avaliação é que, uma vez havendo normas, fica mais fácil outros atores sociais auxiliarem a Justiça Eleitoral na fiscalização das campanhas.

“Muitos casos vão chegar à Justiça por meio dos advogados dos candidatos e partidos”, aposta o professor e advogado Renato Ribeiro de Almeida, coordenador acadêmico da Associação Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep). “Com certeza teremos eleições muito judicializadas, seguindo a tendência de pleitos anteriores”, acrescenta.

Leia Também: Apple cancelou modelo do Apple Watch com tela mais moderna

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica PL-MT Há 15 Horas

Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Tornado atinge Gentil, cidade no norte do RS; assista

brasil Estrela Há 14 Horas

Rio Taquari sobe 6 metros em 24h e ultrapassa cota de inundação

fama TV-GLOBO Há 13 Horas

Mais um repórter da Globo é hostilizado com gritos de 'Globo lixo'; assista

brasil Vídeo Há 46 mins

Empresário mandou áudio antes de ser levado por rio: 'Cuida da mãe'

brasil CHUVA-RS Há 16 Horas

Com novas chuvas, Guaíba volta a subir e atinge 4,7 metros

lifestyle Signos Há 16 Horas

Querem tudo para eles! Conheça os signos mais gananciosos do zodíaco

tech Fotogaleria Há 15 Horas

Auroras boreais iluminaram céus em todo o mundo; veja as imagens

brasil Bento Gonçalves Há 14 Horas

Mulher perde mãe e pai, e busca a irmã após deslizamento no RS

fama VIIH-TUBE Há 13 Horas

Viih Tube terá chá revelação 'discreto' após tragédia no RS