CBF diz que não joga mais sem VAR após polêmicas contra Espanha

A falta de VAR pegou a CBF de surpresa e causou indignação em jogadores, comissão técnica e dirigentes brasileiros.

© Shutterstock

Esporte ESPANHA-BRASIL 27/03/24 POR Folhapress

(UOL/FOLHAPRESS) - O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse que a entidade não aceitará mais partidas da seleção brasileira sem o VAR. No empate por 3 a 3 contra a Espanha, no Santiago Bernabéu, o árbitro António Nobre marcou dois pênaltis para os donos da casa, ambos contestados por jogadores e comissão técnica do Brasil.

PUB

A falta de VAR pegou a CBF de surpresa e causou indignação em jogadores, comissão técnica e dirigentes brasileiros. O presidente Ednaldo Rodrigues disse que levará o assunto à Fifa, para que não haja mais partidas amistosas sem a arbitragem de vídeo.

"A CBF vai comunicar para a Fifa que não só os jogos da seleção brasileira, mas outros amistosos, tenham obrigatoriedade de utilizar o VAR. O futebol é tão avançado na Europa e deixou a desejar em um jogo importante", afirmou Ednaldo.

O presidente explicou que a decisão de não usar o auxílio ao árbitro foi tomada pela Federação Espanhola (RFEF) e pela Uefa.

"Caberia à confederação daqui, a Uefa, ser mais exigente. O VAR veio pra ficar. A CBF coloca VAR na Série A, B, C, D, no feminino, nas divisões de base, é a confederação no mundo que mais usa o VAR", disse.

Nos bastidores da CBF, além do pedido à Fifa, já foi estabelecido que a seleção não voltará a campo em partidas sem o dispositivo de vídeo-arbitragem.

O técnico Dorival Júnior também reclamou e acrescentou que os árbitros já se acostumaram a receber o auxílio externo.

"A própria arbitragem mundial está condicionada ao trabalho do VAR. A ideia que eu tive no momento em que ele apitou a primeira penalidade é que ele não sabia o que daria naquele instante, tanto que levou 10 segundos para apontar para a marca de cal", afirmou.

Os jogadores se uniram às reclamações. "Nesse alto nível é estranho não ter VAR. É necessário e ajudaria. Talvez tivéssemos um resultado diferente hoje", ponderou o goleiro Bento, que só encara partidas sem o VAR na primeira fase do Campeonato Paranaense.

Se Bento joga pouco sem o VAR, o ponta Savinho, que defende o Girona, nem isso. "É muito estranho, muito estranho. Acho que nunca joguei sem VAR, e os pênaltis? não posso falar sobre isso".

Quem também evitou entrar na polêmica foi o zagueiro Fabrício Bruno. "É difícil falar, mas eu não posso falar qual foi o acordo. O que a gente pode é fazer o que a gente fez, apesar dos erros e do placar adverso, tivemos mentalidade forte para buscar até o final.

Andreas Pereira, acostumado ao VAR da Premier League, considerado o melhor sistema do mundo, também comentou. "Os dois pênaltis, se tivesse VAR, não seriam marcados. Tem que ter o VAR nesses jogos. Os árbitros já estão acostumados, então para ele também foi difícil.

Leia Também: Vinicius Júnior é alvo de ataque homofóbico de ex-goleiro Chilavert

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 9 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 7 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Titanic Há 10 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 6 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Argentina Há 9 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Casais famosos Há 1 Hora

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

lifestyle Signos Há 6 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!