Elon Musk responde post de Moraes e pergunta a ministro por que 'tanta censura'

O empresário questionou o por que de 'tanta censura no Brasil'.

© Getty Images

Tech Elon Musk 06/04/24 POR Folhapress

CONSTANÇA REZENDEBRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter) e presidente-executivo da Tesla, respondeu em tom de crítica um post feito pelo ministro do STF (Supremo Tribunal) Alexandre de Moraes, neste sábado (6).

PUB

Em publicação em que o Moraes parabenizava o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski pelo seu cargo, em 11 de janeiro, o empresário questionou o por que de 'tanta censura no Brasil'.

"Parabéns ao Ministro Ricardo Lewandowski pelo novo e honroso cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Magistrado exemplar, brilhante jurista, professor respeitado e, acima de tudo, uma pessoa com espírito público incomparável e preparada para esse novo desafio. Desejo muito sucesso", tinha escrito Moraes.

Ao longo dos últimos anos, Moraes tomou várias medidas frente a perfis de redes sociais, tanto via STF quanto via TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o ministro determinou a suspensão de uma série de contas de alvos da investigações, inclusive de parlamentares e do PCO.

O tema suscita um complexo debate sobre a proporcionalidade da medida frente à liberdade de expressão. No caso de investigações criminais, por exemplo, não há hoje na lei uma previsão específica autorizando este tipo de medida cautelar.

Musk se descreve como um "absolutista da liberdade de expressão" e desde que adquiriu a rede social, em 2022, tem enfrentado polêmicas. A plataforma reduziu as equipes de moderação de conteúdo, e usuários e especialistas apontam o crescimento do discurso de ódio e da desinformação.

No ano passado, o bilionário se pronunciou sobre o PL das Fake News. Na ocasião, a Câmara dos Deputados ignorou a pressão das big techs e aprovou a urgência do projeto de lei que regulamenta as redes sociais e impõe sanções a plataformas que não retirarem do ar, até 24 horas após decisão judicial, conteúdos ilícitos. Com uma exclamação, o empresário reagiu à publicação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), endereçada a ele. Depois disso, entretanto, a tramitação do PL ficou parada.

Leia Também: Hotmail, Yahoo e BOL: quem ainda usa esses e-mails precisa ter cuidado

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 22 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 21 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 21 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

fama Guilherme Leon Há 18 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

politica Justiça Há 21 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

mundo Chile Há 12 Horas

Mulher acaba seminua ao saltar portão de casa para furtar no Chile

mundo Irão Há 12 Horas

Entre o luto, há quem celebre a morte do presidente iraniano. Porquê?

fama Fake News Há 20 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

fama Saúde Há 13 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'

esporte Morte Há 22 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará