Grécia deve votar medidas de austeridade em meio a protestos

O governo espera que o novo movimento possa impressionar credores e liberar fundos de resgate

© Reuters

Economia Parlamento 08/05/16 POR Estadao Conteudo

O parlamento grego deve votar medidas de austeridade como revisões de pensões e aumentos de impostos na noite deste domingo em meio a greves e protestos. O governo espera que o novo movimento possa impressionar credores e liberar fundos de resgate.

PUB

Os credores mais influentes da Grécia, a Alemanha e o Fundo Monetário Internacional (FMI), mantém um impasse sobre os termos do plano de ajuda para a Grécia, o qual o FMI considera ser falho e a Alemanha diz que não pode ser mudado.

O Eurogrupo, como é conhecido o comitê de ministros das Finanças da Zona do Euro, se reúne em Bruxelas na segunda-feira para discutir a estratégia fiscal da Grécia e a sustentabilidade de seus débitos. Uma resolução dessas diferenças, porém, não é esperada.

A legislação a qual o Parlamento grego vai votar cobre uma parte de um pacote de medidas de austeridade o qual representa 4 bilhões de euros, cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

A legislação inclui uma simplificação do fragmentado e custoso sistema previdenciário da Grécia, o qual emprestadores e o partido governista grego Syriza concordam ser necessária. Apesar disso, cortes de benefícios e aumento na contribuição dos trabalhadores provocaram a oposição de sindicatos e outros grupos profissionais.

É esperado que as medidas sejam aprovadas, embora o governo tenha pouco espaço para agir no caso de rebelião dos parlamentares. A coalizão liderada pelo Syriza tem maioria de apenas três assentos no parlamento de 300 membros.

O problema para o primeiro ministro Alexis Tsipras é que os principais credores não ficarão satisfeitos apenas com as medidas deste domingo.

Em uma carta a ministros da Zona do Euro enviada na quinta-feira, a chefe do FMI Christine Lagarde disse que a Europa está tentando fazer a Grécia alcançar um superávit irreal. Se a Europa não reduzir a meta, disse, a Grécia precisará introduzir medidas de austeridade que impactarão mais outros 2% do PIB.

Autoridades da Alemanha descartam, porém, a hipótese de reduzir a meta de superávit primário da Grécia para apenas 1,5% do PIB conforme recomendado pelo FMI. A redução da meta, avaliam, poderia levar a um novo perdão da dívida para que o endividamento grego não entrasse numa espiral ainda maior de crescimento.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 11 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

brasil Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

justica Goiânia Há 12 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 10 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Guerra Há 9 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 12 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

mundo Bioparc Há 3 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

esporte França Há 9 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt