Cigarro compromete a saúde ocular

A exposição à fumaça do cigarro agrava a Síndrome do Olho Seco

© David W Cerny/Reuters

Lifestyle Tabaco 05/06/16 POR Notícias Ao Minuto

Fumar pode agravar o quadro de diversas doenças oculares, inclusive as que levam à cegueira irreversívelEm 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. Criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data busca alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Com mais de 4.700 substâncias tóxicas, não é novidade que o cigarro faz muito mal para saúde. Entretanto, as pessoas normalmente não associam que o consumo do tabaco pode agravar algumas doenças oculares, como a DMRI – degeneração macular relacionada à idade, catarata, Doença de Graves e Síndrome do Olho Seco.

PUB

A DMRI acomete a retina, parte posterior do olho, e o cigarro aumenta sua oxidação, levando ao processo degenerativo da mácula, região onde são definidas as formas, cores e rostos. Com o progresso da doença, podem surgir vasos sanguíneos anormais e lesivos no local, que sangram com facilidade e levam ao comprometimento da visão. “A DMRI é a principal causa de cegueira irreversível em idosos. Apesar de não ser exclusivamente decorrente do tabagismo, a chance do fumante desenvolver a doença é três vezes maior do que um não fumante”, alerta o Dr. Caio Malta Campos Filho, oftalmologista da Cerpo Oftalmologia.

Mais uma doença relacionada à idade, mas reversível, a catarata é a opacificação do cristalino, lente natural do olho, resultando na perda progressiva da visão. Os tabagistas têm a chance de desenvolver a doença mais cedo e de forma mais intensa, pois, ao fumar, a pessoa inala substâncias químicas da fumaça que podem alterar o metabolismo do cristalino. “Podemos observar em alguns pacientes fumantes a manifestação da doença já em torno dos 50 anos”, comenta o médico.

Outro mal causado pelo tabaco, porém indiretamente, é a Doença de Graves. O problema é caracterizado pelo inchaço nos músculos dos olhos, fazendo o globo ocular se projetar para frente. “Isso se deve ao excesso de produção dos hormônios T3 e T4, decorrente do hipertireoidismo, que está comprovadamente relacionado ao tabaco”, explica o especialista.

A exposição à fumaça do cigarro é outro agravante para a Síndrome do Olho Seco, diminuindo a lubrificação e levando ao ressecamente dos olhos. As substâncias contidas no tabaco também podem alterar a composição da lágrima. “Existe uma enzima presente no filme lacrimal denominada lisozima, que é extremamente importante para a defesa dos olhos. Nos fumantes, apresenta-se em menor concentração, comprometendo ainda mais o quadro”, finaliza o Dr. Caio.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Signos 10/05/24

Quatro signos que são muito esquisitos (e exigentes) com a comida

Lifestyle Saúde 10/05/24

Está sem energia? Tente recuperá-la com este truque rápido

Lifestyle Dicas de limpeza 10/05/24

Aprenda a desentupir pia, ralos e vasos sanitários com sabão de roupas

Lifestyle Alerta 10/05/24

Cílios postiços podem fazer mal aos olhos?

Lifestyle Alimentação 10/05/24

Sete carboidratos que reduzem a inflamação e ajudam a emagrecer

Lifestyle Casa 10/05/24

Mantenha as aranhas fora do seu quarto; saiba o que fazer

Lifestyle Sucesso 10/05/24

Sinais inesperados de que você será bem-sucedido na vida!

Lifestyle Exercícios 10/05/24

O tipo de ioga que combina com você, de acordo com o seu signo

Lifestyle Saúde mental 10/05/24

Você se considera hipocondríaco? Entenda o que é isso exatamente

Lifestyle Saúde masculina 10/05/24

As causas mais comuns de impotência (e como resolver o problema)!