Conheça os 5 principais sintomas de estresse e descubra como aliviá-los

Aprenda a reconhecer quando é preciso recuar para tratar de si e procurar relaxar

©

©

Lifestyle Conselhos 19/07/16 POR Notícias Ao Minuto


Em épocas de mudança, incertezas e desafios, é normal que o estresse se apodere da mente e do corpo. O estresse pode afetar a pele, a memória a curto prazo e vem sendo apontado como a principal causa de problemas digestivos.

PUB

A escrever para o site Healthista, Charlotte Watts destaca os cinco sintomas que revelam quando uma pessoa está muito estressada e indica ainda como tratar ou aliviar os sintomas sem o uso de medicamentos. Conheça:

1. Mente inquieta, preocupação e ansiedade. Fazer meditação ou ouvir mensagens positivas podem ajudar a acalmar essas vozes interiores de inquietação e insegurança; a longo prazo a meditação mindfullness pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol – hormônio do estresse – e ajudá-lo a se focar no momento presente.

2. Dor, tensão ou tremedeira nos olhos. É muito normal, especialmente se passa o dia olhando para a tela do computador. Para conseguir dar descanso aos seus olhos, evite usar o celular nos seus intervalos sem computador. Fechar os olhos e esfregar suavemente as pálpebras também ajuda a lubrificar melhor o globo ocular. Para uma ajuda a longo prazo tente durante os fins de semana e as férias evitar olhar para telas, até mesmo a televisão.

3. Tensão na mandíbula e dores de cabeça. Presionar a mandíbula é umas das principais respostas ao estresse, pois prepara o corpo para a auto-proteção, aumentando o fluxo sanguíneo para as têmporas para criar a maior vigilância para conseguirmos entender do que precisamos para a sobrevivência quando a vida sofre algum tipo de desafio. Mastigar aipo não só é um bom treino para a mandíbula, como acalma o sistema nervoso, ajudando a reduzir os sinais de estresse na região. Massagear as têmporas e a testa também podem ajudar a aliviar o estresse e a dor de cabeça.

4. Cólicas e/ou dor no abdômen. A barriga está em constante comunicação com o cérebro para orientar o modo como reagimos aos estímulos externos (e internos). Acalmar o seu sistema nervoso irá acalmar também a região da barriga. Deite-se com as pernas dobradas, mas sente-se confortavelmente (e longe de telas) se precisar e coloque as mãos confortavelmente na parte inferior do seu abdômen - com os dedos soltos para permitir o movimento natural da barriga enquanto respira. Sinta a sua respiração calma na barriga, solte a mandíbula e suspire na expiração.

5. Ficar irritado, intolerante e zangado. Sentir-se nesse estado constantemente ou durante um longo período de tempo pode arruinar a sua saúde mental e física. Sempre que se sentir assim retire-se dessa situação e procure algum espaço, coloque uma mão na barriga e outra no coração e respire fundo até se acalmar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Ozempic Há 20 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

Lifestyle Signos Há 19 Horas

Três signos que são 'mestres da culinária'

Lifestyle Saúde Há 7 Horas

Sintoma de indigestão que pode ser semelhante a um ataque cardíaco

Lifestyle Peso Há 4 Horas

Voltou a ganhar o peso perdido? Erros que não sabe que o levam a engordar