Conheça as diferenças entre Pós, MBA, Mestrados e Doutorado

A licenciatura é apenas o começo; existem diversas modalidades de cursos que o estudante precisa escolher ao terminar a faculdade

© DR

Lifestyle CURSOS 25/07/16 POR Notícias Ao Minuto

Jardim de infância, ensino fundamental, ensino médio, cursinho, faculdade... o caminho da educação é longo e permeado de escolhas. A formatura na faculdade é, muitas vezes, apenas o início dos estudos no ensino superior, principalemente para aqueles que desejam seguir a carreira acadêmica. Dentre as opções de cursos após a faculdade estão a pós-graduação, o MBA, o Mestrado, o Mestrado Profissional e o Doutorado. Mas quais as diferenças entre todos esses?

PUB

Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, o IG Educação pontuou as principais diferenças e informações entre cada tipo de curso. Confira:

Pós-graduação

O Brasil permite dois tipos de cursos de pós-graduação: "lato sensu", como as especializações e os MBA´s, e os "stricto sensu", que são os mestrados e os doutorados. Normalmente os cursos "lato sensu" duram menos tempo e tendem a ser menos exigentes do que os "strictu sensu". Outra grande diferença entre os dois tipos de pós é que os primeiros não precisam de autorização do MEC (Ministério da Educação) par funcionar, enquanto os segundos precisam.

1. ESPECIALIZAÇÃO

De uma maneira bem geral e ampla, todos os cursos realizados após a graduação são chamados de pós-graduação, mas no Brasil o termo "pós" ficou conhecido para denominar os cursos de especialização. De acordo com o MEC, normalmente a "pós" é um curso que tem o objetivo técnico ou profissional mais específico, sem abranger totalmente uma área de conhecimento. Vale ressaltar que o corpo docente deve ser integrado por, pelo menos, 50% de mestres e doutores, e os demais devem ter no mínimo a formação de especialista. A duração mínima da especialização é de 360 horas. Os trabalho finais de conclusão podem ser monografia ou artigos, dependendo do curso. Ao concluir, o aluno ganha o título de especialista.

2. MBA

Do inglês Master Business Administration, o MBA "nada mais são do que cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de Administração", de acordo com o MEC, ou seja, os cursos geralmente são voltados para os negócios e a administração, apesar de também existirem MBAs em comunicação e saúde. O networking é a palavra-chave do MBA: o curso em si é visto como uma oportunidade de realização e troca de contatos profissionais. A duração mínima é de 360 horas e, para se formar, são exigidas a elaboração de monografias ou outros tipos de trabalhos finais. O título de um estudante formado é de pós-graduação em nível "lato sensu".

3. MESTRADO

Os cursos de mestrado são geralmente voltados apra quem deseja seguir carreira acadêmica, se tornar professor universitário ou fazer pesquisas científicas. Como o curso é mais exigente, o indicado é que o estudante se dedique em tempo integral. O tempo médio de duração é de dois anos, que podem ser estendidos, caso o mestrando não consiga concluir sua dissertação final. A pesquisa deve ser apresentada e defendida diante de um grupo de pesquisadores e especialistas para ser aprovado; caso isso aconteça, o aluno recebe o diploma de mestre.

4. MESTRADO PROFISSIONAL

Regulamentado em 2009, o mestrado profissional diferencia do acadêmico por focar na qualificação profissional do aluno. Usualmente, os alunos continuam a trabalhar. A duração é de dois anos, que também podem ser estendidos. Diferentemente do mestrado acadêmico, o profissional aceita trabalhos finais como artigos, desenvolvimento de aplicativos, elaboração de estudos ou produções artísticas, mas o título é igual ao anterior, de Mestre.

5. DOUTORADO

Quem consegue o título de doutor pode dar aulas em faculdades públicas no Brasil. Como é voltado para a área acadêmica, indica-se que o aluno tenha interesse em desenvolver pesquisas científicas e dedique-se exclusivamente e em tempo integral ao curso. Nem sempre é preciso passar pelo mestrado para fazer o doutorado, mas talvez o aluno não esteja preparado para o nível de exigência do curso, que dura, geralmente, quatro anos. Para concluir o doutorado, o candidato precisa apresentar e defender uma tese "que represente trabalho de pesquisa importando em real contribuição para o conhecimento do tema", de acordo com a Capes, bem como que o trabalho tenha cunho inovador.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 16 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

brasil Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

justica Goiânia Há 17 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 15 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Bioparc Há 8 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Guerra Há 13 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

brasil CHUVA-RS Há 16 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 16 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 17 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

esporte França Há 14 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt