10 crenças populares que atrapalham o sono

Especialista revela as principais obsessões com o sono e como é que estas o podem estar a manter acordado

© DR

Lifestyle DORMIR 25/08/16 POR Notícias Ao Minuto

É muito importante dormir bem e o suficiente, o ideal é que não se acorde no meio da noite e muito menos ingerir medicamentos para dormir. Todas estas atitudes podem estar fazendo com que o sono tenha uma pior qualidade.

PUB

Ficar obcecado com o sono pode acabar gerando uma frustração e prejudicando sua qualidade, diz a especialista, Dra. Nerina Ramlakhan.

Como cita o site Healthista, em seu último livro a Dra. Nerina Ramlakhan revela dez crendices populares sobre o sono que só o prejudicam:

1. É possível compensar o sono perdido. Não é possível compensar as horas de sono perdidas, por isso o melhor mesmo é manter uma rotina de sono regular, para não desestabilizar o corpo, aconselha a especialista.

2. Não tenha medo de acordar no meio da noite. Acordar no meio da noite é normal, afirma a especialista. Estudos mostram que em média os humanos acordam cerca de dez vezes durante a noite.

3. Ver as horas durante a noite. Verificar as horas no meio da noite pode atrapalhar o seu sono, pois ao perceber quanto tempo lhe falta para o despertador tocar, pode começar a pensar demais no dia que terá pela frente.

4. Se dormir mal a noite, não consegue estar bem no outro. Mito. melhor a fazer antes de um grande evento ou de um dia importante é nem pensar no sono ou na necessidade de dormir bem para estar no seu melhor, caso contrário vai passar a noite com ansiedade e nervosismo.

5. É preciso dormir entre sete e oito horas para conseguir ‘funcionar’. Mito. Apesar de esse ser o tempo de sono recomendado, o melhor é não ficar obcecado com isso. Se o seu corpo se sentir com energia e fresco para começar o dia antes de ter dormido essas horas ou um precisar de mais, ouça o seu corpo.

6. É útil medir o sono. Mito. Contar as horas necessárias para dormir e passar o tempo analisando o sono só vai deixar lhe deixar com mais ansiedade na hora de dormir.

7. Dormir é o que acontece quando os meus olhos se fecham. É possível ficar num estado inicial de sono com os olhos abertos. Especialmente depois de ter passado muito tempo concentrado numa coisa ou quando o cérebro e/ou o corpo estão cansados. O famoso "dormir de olhos abertos".

8. Não posso ou não consigo dormir a sesta. Muitas pessoas evitam dormir a sesta por receio de não conseguirem dormir à noite ou porque acham que não conseguem dormir durante o dia, mas para adormecer só necessita relaxar e deixar os pensamentos desaparecerem.

9. A insônia é de família / O meu problema de sono não tem solução. Tecnicamente, a insônias não é genética, mas é possível pegar alguns maus hábitos da sua família. Caso eles sejam mudados, é possível acabar com as noites sem dormir.

10. Preciso tomar medicamentos para dormir. Se está tendo problemas para dormir é importante que entenda que os medicamentos não são a única forma de solucioná-los. O corpo é capaz de produzir os mesmos efeitos que o medicamento produz para lhe fazer dormir melhor.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Saúde 29/04/24

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

Lifestyle PERFECCIONISMO 29/04/24

Você é perfeccionista? Saiba quais sinais e como isso afeta sua vida

Lifestyle SAÚDE DO CORAÇÃO 28/04/24

Seis sinais que mostram que pode sofrer de infecção rara no coração

Lifestyle Saúde 29/04/24

Meningite: neurologista responde às principais dúvidas sobre o tema

Lifestyle Saúde 29/04/24

Dicas para lidar melhor com a Síndrome do Intestino Irritável

Lifestyle SAÚDE-CÂNCER 29/04/24

Cigarros eletrônicos e agrotóxicos são desafios na prevenção do câncer

Lifestyle Cérebro 29/04/24

Chás e infusões que vão ajudá-lo a fortalecer a memória

Lifestyle Curiosidades 29/04/24

O que seu 'número dois' revela sobre você?