Exército admite fazer 'operações de inteligência' em manifestações

A legalidade da ação policial é apurada pelo Ministério Público (MP) de São Paulo

© Reuters

Brasil Notícias do Brasil 23/09/16 POR Notícias Ao Minuto

Apenas duas semanas depois dos protestos violentos contra o governo de Michel Temer, que ocorreram nas ruas de capitais do país, em função do afastamento definitivo de Dilma Rousseff, o Exército brasileiro admitiu ao G1 realizar “operações de inteligência” permanentes em “manifestações de rua”.

PUB

Os ministérios públicos estadual e federal investigam um capitão, Willian Pina Botelho, de 37 anos, para saber se ele agia como agente infiltrado do Exército no dia 4 de setembro, quando Botelho e 18 ativistas foram abordados pela PM no Centro Cultural São Paulo, na Zona Sul da capital paulista. O grupo se preparava para participar do ato Fora Temer na Avenida Paulista.

A legalidade da ação policial é apurada pelo Ministério Público (MP) de São Paulo. A polícia liberou o militar pego junto com o grupo suspeito de portar objetos que seriam usados para depredar o patrimônio público e privado. Levados à Polícia Civil, os manifestantes foram responsabilizados por associação criminosa e corrupção de menores.

Mesmo tendo confirmado que era Botelho o homem de óculos, que aparece em vídeos e fotos da internet sendo detido pela PM, a assessoria de imprensa do Exército em Brasília não afirmou se o capitão estava mesmo trabalhando como agente infiltrado e se estava lá com autorização judicial.

“No caso específico ocorrido recentemente na cidade de São Paulo/SP, envolvendo oficial, o Exército Brasileiro aguarda a conclusão do processo administrativo, já instaurado pelo Comando Militar do Sudeste”, disse um trecho da nota na última sexta-feira (16), que não esclarece o que o oficial fazia no Centro Cultural São Paulo e se está apurando alguma irregularidade supostamente cometida por ele.

O Exército justificou a legalidade e emprego "permanente da inteligência" para benefício da população, mas não explicou se isso significa que vêm usando militares infiltrados em protestos populares.

“A atividade de inteligência tem respaldo legal. O Exército tem sido empregado frequentemente nas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A utilização permanente da inteligência tem assegurado a eficácia nas operações, o emprego proporcional da Força e minimizado os efeitos colaterais na população”, alega as Forças Armadas.

Á época, PM alegou, por meio de nota, que liberou o capitão porque "não foram encontrados indícios de seu envolvimento em ações ilícitas". Segundo policiais ouvidos pela reportagem, Botelho não foi levado a nenhuma delegacia, e seu nome e identidade sequer foram anotados ou pedidos pela PM.

Leia também: Temer autoriza Forças Armadas na avenida Paulista no domingo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 13 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 11 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 14 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 10 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 13 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 10 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 5 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 6 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada